Elon Musk come pastel acompanhado de Bolsonaro, mostra foto #boato

Boato – Depois de participar de evento no Brasil, bilionário Elon Musk comeu pastel com o presidente Jair Bolsonaro.

No dia 20 de maio, um acontecimento chamou muita atenção: a vinda do bilionário e candidato a compra do Twitter Elon Musk ao Brasil. O fato ganhou mais repercussão após o presidente Jair Bolsonaro se encontrar com ele. Foi aí que uma imagem começou a circular online.

A foto mostra Elon Musk e Bolsonaro comendo um pastel daquele de feira. Junto com a imagem, há mensagens falando sobre o “fato” (que foi muito compartilhado como verdade absoluta). Leia algumas das mensagens que circulam por aí:

Versão 1: Pastel de lula com cabeça de ovo. Especiaria que nosso presidente ofereceu Pra Elon Musk, o homem mais rico do mundo. Versão 2: O presidente Jair Bolsonaro não deixou o bilionário Elon Musk sair sem comer o famoso pastel. Kkkkk Versão 3: Bolsonaro levou Elon Musk pra comer pastel . É mito mesmo !!!

Foto mostra Elon Musk comendo pastel acompanhado de Bolsonaro?

A imagem se espalhou com muita força na internet, chamou atenção e, para alguns, suscitou uma questão: Bolsonaro e Elon Musk, de fato, comeram pastel juntos? Se depender da imagem em questão, a resposta é não.

Não é preciso ser um gênio para ver que a imagem não é real. Na realidade, a ausência de notícias sobre o “encontro” já chama atenção. Imagine só a repercussão que teria um encontro desses. Só que, ao buscar sobre o assunto, nada encontramos em fontes confiáveis. Ao contrário, vimos alguns veículos que publicaram a história como uma montagem (para alguns, um “meme”).

E é fato que, ao olhar a imagem, é possível perceber facilmente que o rosto de Elon Musk foi inserido digitalmente na imagem. Na realidade, a foto original é de uma visita do presidente à cidade de Ibiporã, no Paranã em abril deste ano.

Já deu pra ver que a foto é uma montagem, mas aqui cabe um esclarecimento antes de reclamações que “desmentimos piada”: estamos desmentido esta história porque, apesar de muitos (inclusive o filho do presidente) terem compartilhado a história em tom jocoso, há muita gente que, de fato, acreditou que a imagem era real.

Ou seja: apesar de ser fato que o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com Elon Musk, é falsa a informação que aponta que eles foram fotografados comendo um pastel daqueles. Trata-se de uma imagem falsa que enganou alguns inocentes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet