Eleitores de Lula fazem protesto sem roupa na Times Square, em Nova York #boato
Boato – Em Nova York, eleitores de Lula ficam pelados na Times Square e pedem a liberdade do ex-presidente. Vídeo mostra tudo.
Após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que até chegou a registrar sua candidatura para as eleições presidenciais deste ano, mas foi impugnado pelo TSE com base na lei da ficha limpa), que ocorreu no dia 7 de abril de 2018, muitos apoiadores de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT) iniciaram manifestações em Curitiba (PR) e em outros lugares do país. Porém, parece que a coisa rompeu fronteiras e limites.
Segundo um vídeo que circula em redes sociais, eleitores do ex-presidente teriam tirado a roupa na Times Square, em Nova York durante o protesto “Free Lula”, pedindo a liberdade do ex-presidente. “A galera do Lula aqui, olha a baixaria. O pessoal do Lula trouxe a galera pelada aqui na Times Square”, diz a gravação. Confira:
Versão 1: “É muita humilhação para todos nós brasileiros! Milhares de dólares gastos para petistas ficarem pelados na Times square em Nova York, pedindo Lula Livre! O melhor, é que ninguém apoiou e todos gritaram o nome de um único candidato, que o mundo todo sabe, levará no primeiro turno! ” BOLSONARO!! CDF. Versão 2: “MOVIMENTO LULA LIVRE NA TIMES SQUARE NY EUA, É UMA VERGONHA, TEM ATÉ UM GORDO BARRIGUDO PELADO C PINTINHO DE CRIANÇA”.
Eleitores de Lula fazem protesto sem roupa na Times Square, em Nova York?
Bem, sabemos que a prisão do ex-presidente Lula tem dado muito o que falar nos quatro cantos do mundo. Mas será mesmo que brasileiros nos EUA teriam tirado a roupa para protestar pela liberdade do ex-presidente? A resposta é não! Vamos aos fatos!
Além da mensagem que acompanha o vídeo não dar muitas informações sobre o ocorrido (e como vocês sabem, o caráter vago é uma das características de boatos), as imagens não condizem com a descrição de militantes do ex-presidente Lula.
Ao observar o vídeo, é possível ver que existe um grupo de apoiadores do ex-presidente com uma faixa escrita “Free Lula” (Lula Livre). Próximo deles, é possível escutar um grupo de apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Mais a frente, ainda é possível ver um grupo vestindo preto, que não possui nenhum tipo de identificação partidária.
Ainda em relação às imagens, também conseguimos observar uma mensagem com os dizeres “#clothesfree”. Ao buscarmos por mais informações sobre esse manifesto, encontramos o site Clothes Free International. E tem mais: o site mostra que eles estiveram em Nova York (Times Square) no dia 2 de setembro, das 10h às 18h. As pessoas que estavam peladas na Times Square, na verdade, pertenciam a esse grupo, que costuma fazer demonstrações sem roupas para falar sobre aceitação corporal e respeito.
Coincidentemente, no mesmo dia, horário e local, acontecia o BR Day (uma reunião de brasileiros nos EUA). Logo, podemos explicar a cena como um aglomerado de brasileiros em Nova York (alguns mais preocupados com a política do que com a festa em si) e diversos naturistas (que não tinham nenhuma relação com a festa ou com os manifestantes). Esse vídeo, gravado por uma apoiadora de Bolsonaro, mostra essa distinção:
Em resumo: a história que diz que eleitores de Lula fizeram um protesto sem roupa na Times Square, em Nova York, é falsa! Ao contrário do que diz a mensagem e o vídeo, os manifestantes não pediram “Lula Livre” pelados. Tudo não passou de um “mal entendido” e uma “coincidência”. Ou seja, #boato.
PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.
É vergonhoso vcs inventarem isso. Até eu que não sou jornalista, redatora nem nada do gênero, não repasso uma informação sem saber a veracidade e a fonte. Ainda mais em meios de comunicação, nunca faria um trabalho sujo assim, depois a retratação poucos vêem o povo gosta de fogo mesmo.
isso e um seboseira, bando de gente pelado pra pedir aceitaçao corporal é respeito, como alguém quer respeito de pinto de fora, pra um monte de crianças, onde nos vamos parar com isso hem?
Eu só acho que vcs demoram muito tempo pra publicar que as notícias são falsas.
Daí, ela vai sendo disseminada com uma rapidez enorme.3 a 4 dias depois, estão no site boatos .org.
Não poderiam ser mais rápidos?
Haveria uma maneira de fazer isso?
Obrigada.