Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Electrolux vai demitir 3 mil funcionários, mas governo Lula não tem nada a ver com isso

Electrolux vai demitir 3 mil funcionários, mas governo Lula não tem nada a ver com isso

Electrolux vai demitir 3 mil funcionários no Brasil por causa de governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Electrolux decide demitir 3 mil funcionários no Brasil por causa do governo Lula, que estaria afundando o país

  Análise

A economia sempre é um ponto muito importante para qualquer país. Se a economia não anda bem, isso terá implicações, especialmente, para a população, por meio da alta dos preços e da diminuição de vagas de trabalho.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o governo Lula estaria afundando o Brasil. Segundo uma publicação, a Electrolux teria decidido demitir 3 mil funcionários no Brasil por causa do governo Lula. Confira:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: “Só 10 meses de DesGov3rno Lula! Em meio à fraca demanda por parte dos consumidores, a fabricante de eletrodomésticos Electrolux AB decidiu ampliar as medidas de cortes de custos com uma rodada de demissões que deve afetar 6,5% de sua força de trabalho. Via Valor.Globo”.

Versão 2: “Electrolux fará cortes para reduzir os custos, mas não é a bruxa que está solta, é o Lula afundando o país mesmo”. Versão 3: “Lula está desindustrializando o brasil. Electrolux anuncia demissão de mais de 3 mil funcionários”.

A história se espalhou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Facebook e no X (antigo Twitter) e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago e alarmista.

A partir daí, buscamos mais informações e escolhemos três perguntas para responder se essa história é verdadeira ou não: 1) A Electrolux anunciou que vai demitir 3 mil funcionários? 2) O governo Lula tem relação as 3 mil demissões na Electrolux? 3) Quantos funcionários serão demitidos no Brasil?

Checagem

A Electrolux anunciou que vai demitir 3 mil funcionários?

Sim. De acordo com a Bloomberg, a Electrolux teria decidido demitir mais de 3 mil funcionários nos próximos dias, cerca de 6,5% da força de trabalho da empresa, em todo o mundo. Atualmente, a Electrolux conta com quase 46 mil funcionários e, em outubro de 2022, já havia demitido 4 mil funcionários.

O governo Lula tem relação as 3 mil demissões na Electrolux?

Não. De acordo com as informações da Bloomberg, as demissões da Electrolux fazem parte de um processo de redução de custos, motivado pela fraca demanda dos consumidores. Como citamos anteriormente, as demissões devem ocorrer em todo o mundo e não tem nenhuma relação com a economia do Brasil.

Quantos funcionários serão demitidos no Brasil?

Não se sabe. Não existe nenhuma previsão por parte da Electrolux. A multinacional possui algumas fábricas no Brasil, duas em Curitiba (PR), uma em São Carlos (SP) e uma em Manaus (AM). Além disso, a Electrolux está construindo uma nova fábrica em São José dos Pinhais (PR) que irá funcionar com 100% de energia renovável. Com isso, talvez a empresa nem demita funcionários no Brasil, mas sim contrate novos colaboradores.

Conclusão

Exagerado 🗣️

A Electrolux não vai demitir 3 mil funcionários no Brasil e isso não é culpa do governo Lula. Na realidade, a Electrolux vai demitir mais de 3 mil funcionários ao redor do mundo. O processo faz parte da redução de custos adotado pela empresa desde 2022. Em outubro de 2022, 4 mil funcionários já tinham sido demitidos pela multinacional. Porém, esse processo não tem nada a ver com a economia brasileira. Por aqui, a Electrolux está construindo uma nova empresa, em São José dos Pinhais (PR), e, com isso, talvez nem haja demissões pelo Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)