Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eduardo Paes não dançou durante enchentes no Rio, em 2024

Eduardo Paes não dançou durante enchentes no Rio, em 2024

Eduardo Paes dançou em festa durante enchentes no Rio de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes, dançou em festa em meio a enchentes que atingiram o Rio, em 2024

Análise

O nome de Eduardo Paes ganhou a internet na última semana em meio a enchentes que assolaram a cidade do Rio de Janeiro e outras cidades da região da Grande Rio. Reclamações de moradores estão pipocando nas redes sociais.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada por aí, Eduardo Paes teria sido flagrado em uma situação, no mínimo, irresponsável durante as enchentes. Segundo aponta uma publicação, Eduardo Paes teria sido visto dançando em uma festa durante as enchentes que assolaram o Rio de Janeiro na última semana. Ainda segundo a história, a prova seria um vídeo que teria sido gravado na própria residência de Paes. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “Enquanto o Rio de Janeira afunda na violência e na fúrias das águas, Eduardo Paes publica vídeo na internet fazendo a maior festa na casa dele”. Versão 2: “Eduardo Paes sambando na cara dos Cariocas que morreram e sofrem com as chuvas”. Versão 3: “Alô Prefeito IMBECIL! O Rio de Janeiro se afunda e vc se pronúncia sorrindo, e encontra tempo para samba, funk e rebolar até o chão. Toma vergonha nessa cara! Para de tirar sarro dos Cariocas.Prefeito. VERGONHA ,VERGONHA, ENQUANTO POVO CHORA SEUS MORTOS ,SEUS LARES DESTRUÍDOS , O PREFEITO CHAMA POVO DE IMBECIL, CANTA E DANÇA ENCIMA DA NOSSA DOR , COMPARTILHEM”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e no X (antigo Twitter) e deixou muita gente indignada com a situação. Apesar disso, existem elementos que colocam em xeque essa história, como o caráter vago, alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto (que com certeza seria um escândalo).

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais a história e, principalmente, o vídeo que acompanha a publicação e vamos te explicar o motivo para não acreditar nela: 1) É verdade que Eduardo Paes apareceu dançando em uma festa durante enchentes de 2024 no Rio? 2) Qual é o contexto do vídeo em que Eduardo Paes estava dançando em uma festa? 3) Houve alguma festa dele durante as chuvas recentes?

Checagem

É verdade que Eduardo Paes apareceu dançando em uma festa durante enchentes de 2024 no Rio?

Não. O próprio prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes, desmentiu a informação e apresentou provas. Ele explicou que as imagens não foram feitas durante as enchentes de 2024, mas sim em 2023. O prefeito destacou que as imagens foram retiradas de contexto.

Qual é o contexto do vídeo em que Eduardo Paes estava dançando em uma festa?

O vídeo foi gravado no dia 7 de setembro de 2023, no Palácio das Laranjeiras. As imagens mostram um encontro entre o prefeito Eduardo Paes e o elenco do filme “Nosso Sonho”, que conta a história da dupla Claudinho e Buchecha. O filme recebeu apoio da Rio-Filme, uma empresa de investimentos em projetos audiovisuais de caráter municipal. Se isso não bastasse, há um vídeo mostrando o encontro, que foi publicado na página oficial de Eduardo Paes, na ocasião.

Houve alguma festa dele durante as chuvas recentes?

Não sabemos de nada até o momento. Além disso, não existem registros em veículos de comunicação confiáveis de supostas festas organizadas por Eduardo Paes ou que ele tenha participado durante esse período.

Conclusão

Fake news ❌

Eduardo Paes não dançou música de Claudinho e Buchecha em uma festa durante as enchentes no Rio de Janeiro, em 2024. O vídeo usado como prova é antigo e foi retirado de contexto. As imagens foram gravadas no dia 7 de setembro de 2023, durante um encontro de Eduardo Paes e o elenco do filme “Nosso Sonho”, que conta a história da dupla Claudinho e Buchecha.

O encontro aconteceu no Palácio das Laranjeiras, na primeira exibição do filme, que contou com o apoio da Rio-Filme, uma empresa de investimentos em projetos audiovisuais que é municipal. Por fim, não existem indícios de que Eduardo Paes tenha participado de ou organizado festas durante o período de enchentes que estão assolando o Rio de Janeiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).