Eduardo Paes anunciou aumento no preço de pedágio na Linha Amarela (Rio de Janeiro) #boato

Boato – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou um aumento no preço dos pedágios na Linha Amarela. Agora, o preço será de R$ 7,20.

Com a virada do ano, muitas coisas estão sofrendo reajustes de preço (para a infelicidade de quem já enfrenta uma inflação em dois dígitos). Só que, de acordo com uma mensagem que tá circulando por aí, a coisa não para.

Uma mensagem que está viralizando em redes sociais aponta que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, teria anunciado o aumento no preço dos pedágios da Linha Amarela (faixa que corta a cidade). Paes teria anunciado que o preço passaria de R$ 4,00 para R$ 7,20.

No texto, é dito, ainda, que o aumento é resultado de um imbróglio judicial envolvendo a concessionária Lamsa e decisão de Luiz Fux. Leia a mensagem que circula online:

PEDÁGIO DA LINHA AMARELA VAI AUMENTAR DE R$ 4,00 PARA R$7,20. O imbróglio entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, parece que chegou ao fim mesmo! Decisão essa tomada após uma reunião entre o ministro Luix Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), Lamsa e Prefeitura.

Hoje o valor são R$4,00! Pasmem, em breve, aumentará para R$7,20. São 250 mil carros que cruzam a linha todos os dias. CADÉ OS APOIADORES DO DUDU? #QueSaudadeDoMeuEx @eduardopaes Prefeitura do Rio de Janeiro

Eduardo Paes anunciou aumento no preço de pedágio na Linha Amarela (Rio de Janeiro)?

A mensagem, que tomou as redes sociais nos últimos dias, deixou muitos cariocas preocupados. Porém, a informação de que Eduardo Paes teria anunciado o tal aumento não procede. Na realidade, seque é a primeira vez que a mensagem circula. A encontramos no nosso radar (por algum motivo, não entrou na nossa pauta) em agosto de 2021.

Detalhe: na época (e hoje também), a mensagem não constava em nenhuma fonte confiável. Ao contrário, o que encontramos foram desmentidos a respeito do assunto. No próprio site oficial, Eduardo Paes desmentiu a informação. Leia o que foi escrito (e que vale também para hoje):

É FALSO que Pedágio da Linha Amarela vai aumentar para R$7,20 Tem circulado nas redes sociais uma mensagem sobre um suposto aumento na tarifa paga pelos motoristas que passam pelo pedágio da Linha Amarela. No entanto essa informação, que tem sido encaminhada pelo WhatsApp e também tem sido publicada em páginas noticiosas do Facebook, é falsa!

Repetimos: esse texto que está circulando sobre o suposto aumento da tarifa para 7 reais não passa de FAKE NEWS! Se você o recebeu alguma mensagem do tipo, envie o link desta matéria e ajude a combater a desinformação. Fique sabendo!

Resumindo: não é verdade que o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes anunciou um aumento no preço dos pedágios da Linha Amarela. A mensagem que circula é de agosto de 2021 e já foi desmentida pelo próprio Eduardo Paes na época.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet