Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Eduardo Leite tenha ido a show de Ivete Sangalo em meio às enchentes no Rio Grande do Sul

É falso que Eduardo Leite tenha ido a show de Ivete Sangalo em meio às enchentes no Rio Grande do Sul

Eduardo Leite foi para show de Ivete Sangalo em meio às enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite foi para um show da Ivete Sangalo em meio às enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.

Análise

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tem obtido destaque na mídia em meio à questão das enchentes no Rio Grande do Sul. Por isso, está (assim como outras figuras que têm aparecido diariamente na mídia) sendo alvo de desinformação.

Uma delas aponta que Eduardo Leite “resolveu” deixar o Rio Grande do Sul em meio à situação das enchentes em 2024 para ir a um show da Ivete Sangalo em São Paulo. A prova é um vídeo de um canal simpático a Bolsonaro e o vídeo dele “curtindo o show”. Leia:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Mon Dieu… Dá para levar a sério estes políticos… Quiçá o UNIVERSO cobre em dobro… “OLHA ISSO!!!! NO MEIO DA TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL, O GOVERNADOR EDUARDO LEITE ESTAVA AQUI EM SÃO PAULO NESTE ÚLTIMO FINAL DE SEMANA NO SHOW DA IVETE SANGALO. VERGONHA!! COM O RIO GRANDE DO SUL EM CALAMIDADE O GOVERNADOR EDUARDO LEITE VAI A SHOW DE IVETE SANGALO EM SÃO PAULO

Checagem

Como a história se espalhou muito, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Eduardo Leite deixou o Rio Grande do Sul para ir a um show da Ivete Sangalo em meio às enchentes de 2024? 2) Qual é o contexto do vídeo que mostra o governador do Rio Grande do Sul? 3) Por que a história que fala de Eduardo Leite pode ser classificada como fake news?

É verdade que Eduardo Leite deixou o Rio Grande do Sul para ir a um show da Ivete Sangalo em meio às enchentes de 2024?

Não é verdade. Desde quando as enchentes do Rio Grande do Sul de maio de 2024 eclodiram, Eduardo Leite tem se mantido à frente de diversas ações no estado. Não há qualquer registro de que ele tenha tirado um “day off” para ir no show de Ivete Sangalo agora em 2024.

Ao buscar o vídeo em questão, vimos que, de fato, ele não tem nada a ver com a crise atual no Rio Grande do Sul (apesar de ter a ver com outra situação).

Qual é o contexto do vídeo que mostra o governador do Rio Grande do Sul?

O vídeo, na realidade, é de outubro de 2023. Na ocasião, Eduardo Leite foi, de fato, a um show de Ivete Sangalo em meio a crise climática no estado. Na ocasião, o estado estava em estado de calamidade por conta de chuvas que atingiram a região do Vale do Taquari. O governador do estado, de fato, foi muito criticado por isso.

Por que a história que fala de Eduardo Leite pode ser classificada como fake news?

Apesar de se tratar de uma situação similar (na realidade, as enchentes do ano passado não tiveram a mesma magnitude da atual), não é possível vender a ocasião como se fosse atual.

Além de as enchentes no estado serem de maior magnitude em maio de 2024, o governador do estado não está se ausentando das ações relacionadas às enchentes (pode ser que tenha aprendido a lição) e não há qualquer registro similar.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet mostre o governador Eduardo Leite em uma festa durante as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. O vídeo é antigo e não tem a ver com os episódios de agora.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).