Eduardo Leite beija marido durante diplomação para governo do Rio Grande do Sul #boato

Boato – Vídeo mostra o governador eleito do Rio Grande do Sul Eduardo Leite beijando o marido durante diplomação para o governo do Rio Grande do Sul.

Além da posse do presidente eleito Lula, o dia 1º de janeiro também reserva espaço para a posse dos 27 governadores eleitos em outubro. Um deles é Eduardo Leite, que foi vítima de ataques homofóbicos durante o período eleitoral. Hoje, vamos falar de mais uma história com este caráter.

A imagem de um homem beijando outro homem em uma solenidade está circulando como se fosse de Eduardo Leite com o seu marido durante a diplomação do governo do Rio de Grande do Sul. Leia algumas das mensagens que circulam online (muitas de cunho homofóbico):

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Nada contra o homossexualismo, tenho vários parentes e amigos mas não cabe Versão 2: Diplomação do Governador eleito do Rio Grande do Sul e os cumprimentos da primeira Dama. Versão 3: Aqle momento mágico na diplomação do Eduardo Leite … 2923 reeleito. Diplomacao do governador do RS Eduardo Leite.

Eduardo Leite beija marido durante diplomação para governo do Rio Grande do Sul?

Infelizmente, temos um caso no qual os comentários são piores do que a mentira em si (afinal, não haveria qualquer problema em Eduardo Leite beijar o marido durante a diplomação). Mas, pelo bem da correção, estamos aqui para apontar que a pessoa da imagem não é Eduardo Leite.

Além das características da mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e sem citação a fontes confiáveis) e da ausência da história em fontes confiáveis, uma busca revela a verdade. E a verdade é que não se trata de Eduardo Leite na foto. A cerimônia de diplomação do governador eleito do Rio Grande do Sul não teve o tal “beijo”.

Na realidade, quem está na imagem é o jornalista Pedro Figueiredo. O jornalista da TV Globo recebeu a medalha Tiradentes das mãos do jornalista Erick Rianelli (que também é seu marido) e celebrou com um beijo. Tudo muito bonito e que não merecia uma fake news preconceituosa.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Eduardo Leite deu um beijo no marido durante a cerimônia de diplomação do governo do Rio Grande do Sul. A foto é de outra situação e a fake news não passa de um história com caráter preconceituoso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet