Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eduardo Leite beija marido durante diplomação para governo do Rio Grande do Sul #boato

Eduardo Leite beija marido durante diplomação para governo do Rio Grande do Sul #boato

Eduardo Leite beija marido durante diplomação para governo do Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o governador eleito do Rio Grande do Sul Eduardo Leite beijando o marido durante diplomação para o governo do Rio Grande do Sul.

Além da posse do presidente eleito Lula, o dia 1º de janeiro também reserva espaço para a posse dos 27 governadores eleitos em outubro. Um deles é Eduardo Leite, que foi vítima de ataques homofóbicos durante o período eleitoral. Hoje, vamos falar de mais uma história com este caráter.

A imagem de um homem beijando outro homem em uma solenidade está circulando como se fosse de Eduardo Leite com o seu marido durante a diplomação do governo do Rio de Grande do Sul. Leia algumas das mensagens que circulam online (muitas de cunho homofóbico):

Versão 1: Nada contra o homossexualismo, tenho vários parentes e amigos mas não cabe Versão 2: Diplomação do Governador eleito do Rio Grande do Sul e os cumprimentos da primeira Dama. Versão 3: Aqle momento mágico na diplomação do Eduardo Leite … 2923 reeleito. Diplomacao do governador do RS Eduardo Leite.

Eduardo Leite beija marido durante diplomação para governo do Rio Grande do Sul?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Infelizmente, temos um caso no qual os comentários são piores do que a mentira em si (afinal, não haveria qualquer problema em Eduardo Leite beijar o marido durante a diplomação). Mas, pelo bem da correção, estamos aqui para apontar que a pessoa da imagem não é Eduardo Leite.

Além das características da mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e sem citação a fontes confiáveis) e da ausência da história em fontes confiáveis, uma busca revela a verdade. E a verdade é que não se trata de Eduardo Leite na foto. A cerimônia de diplomação do governador eleito do Rio Grande do Sul não teve o tal “beijo”.

Na realidade, quem está na imagem é o jornalista Pedro Figueiredo. O jornalista da TV Globo recebeu a medalha Tiradentes das mãos do jornalista Erick Rianelli (que também é seu marido) e celebrou com um beijo. Tudo muito bonito e que não merecia uma fake news preconceituosa.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Eduardo Leite deu um beijo no marido durante a cerimônia de diplomação do governo do Rio Grande do Sul. A foto é de outra situação e a fake news não passa de um história com caráter preconceituoso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: