Eduardo, filho de Jair Bolsonaro, é flagrado marcando a presença de colegas na Câmara #boato

Boato – Vídeo mostra deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) “batendo ponto” de colegas que não compareceram à sessão na Câmara.

Se tem um nome que sempre causa polêmica no mundo da política, esse é o da família Bolsonaro. As declarações de Jair Bolsonaro (PSL-RJ), por exemplo, sempre acabam exaltando ânimos. E seus três filhos, que também seguem carreira política, não ficam atrás.

Eduardo Bolsonaro, o terceiro filho de Jair Bolsonaro, compartilha de muitas posições políticas com seu pai. Mas, dessa vez, não foram as ideias polêmicas ou projetos que colocaram o nome de Eduardo em destaque.
De acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais, o deputado federal (PSC-SP), que cumpre seu primeiro mandato, estaria “batendo ponto” de colegas que não compareceram à sessão na Câmara. “Deputado Eduardo Bolsonaro estava marcando a presença de amigos deputados que não compareceram à sessão no Congresso Nacional nas vésperas do feriado”, afirma a postagem. Confira:

Eduardo, filho de Jair Bolsonaro, é flagrado marcando a presença de colegas na Câmara?

As posições políticas de Eduardo Bolsonaro são bem conhecidas. Entretanto, não estamos aqui para julgar posicionamentos políticos, mas sim para trazer a verdade sobre histórias que andam circulando por aí. E a verdade é que a história do vídeo é falsa. Quer saber o porquê? Então, continua lendo.

Para começo de história, se você não deu uma olhada em suas redes sociais nos últimos dias, esse vídeo já está circulando há algum tempo na internet. Na ocasião, a equipe do Boatos.org já desmentiu outra história que acompanhava o mesmo vídeo (e não citava ninguém).

Na realidade, essa gravação foi feita no Parlamento da Ucrânia (bem distante do Brasil) e mostra uma prática bem comum por lá: quando os deputados não podem comparecer às sessões, eles compartilham seus cartões pessoais para colegas poderem votar por eles. Vamos pensar: se na primeira vez a história já era mentira, quais as chances dessa versão atualizada envolvendo o nome de Eduardo Bolsonaro ser verdade? Nenhuma.

Além disso, se você reparar muito bem nas imagens, vai perceber que o homem que aparece no vídeo tem muito mais cabelo do que o Eduardo Bolsonaro. Ou seja, é fácil perceber que não é ele só de olhar a imagem.

E, para tirar todas as dúvidas de uma vez por todas, um dos irmãos do deputado federal, Carlos Bolsonaro (PSC),  vereador na cidade do Rio de Janeiro, se pronunciou sobre a história em suas redes sociais. Em declaração, ele afirma que o irmão está sendo perseguido pela oposição e que o vídeo nada tem a ver com Eduardo. Confira a nota:

“Os canalhas tentarão de tudo! Desta vez circula um print de uma pessoa que seria um parlamentar cuja situação caracterizaria a marcação ilegal de presença de outros parlamentares. Pois bem, os bandidos estão dizendo que seria Eduardo Bolsonaro a pessoa que estaria a realizar tal mal feito. Mas porque não divulgam o vídeo ao invés do print do suspeito fisicamente parecido? Simplesmente porque se divulgar o vídeo qualquer um percebe que o fato não ocorre no Brasil, mas sim na Ucrânia e muito menos trata-se de Eduardo. Segue o vídeo!”.

Sendo assim, o vídeo não mostra o deputado federal Eduardo Bolsonaro “batendo ponto” no lugar de colegas faltantes. As imagens sequer foram gravadas no Brasil e, muito menos, mostram qualquer político brasileiro. Ou seja, a história não passa de mentira. Não saia espalhando boatos por aí. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99432-5485.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)