Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Edson Fachin é dono de um prédio gigantesco em Penha (SC) #boato

Edson Fachin é dono de um prédio gigantesco em Penha (SC) #boato

Edson Fachin é dono de um prédio gigantesco em Penha (SC), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra prédio gigantesco que está sendo construído em Penha (SC). O dono do prédio é o ministro do STF Edson Fachin.

Não é incomum circularem na internet fake news que surgem de vídeos “escandalosos” denunciando “obras gigantescas” que seriam de autoridades. A mais nova história aponta para o que seria uma propriedade de Edson Fachin.

Um vídeo de um sujeito exaltado em frente a uma construção do que parece ser um prédio de luxo na cidade de Penha (SC) está circulando com a informação de que Edson Fachin seria dono do imóvel. Mais do que isso: a aquisição seria obra de corrupção. Leia algumas das mensagens que circulam online e também a transcrição do vídeo:

Versão 1: Gente a pessoa que filmou esse prédio em santa Catarina,diz que é do ministro fachin. com o salário de ministro que ele recebe, dá pra fazer uma construção desse tamanho?

Versão 2: Prédio do Ministro Fachin perto de Camburi! Propina vinda forte né ministro? Será do PT pro ladrão se eleger ou será que dos amiguinhos do PCC ! Tô curiosa porque nosso dinheiro suado tb  vai pro seu bolso Né?Soltar  bandidos é um bom negócio! Né senhor? 🦌

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Estou aqui na Penha Santa Catarina esse prédio aqui é do ministro Fachin oh deixa eu mostrar pra vocês a vista aqui da cidade oh aqui vocês estão vendo uma parte da cidade esse terreno aqui é da prefeitura olha aqui oh

Isso aqui é perto de Camboriú. Dá trinta quilômetros de Camboriú. E esse prédio é do ministro Fachin. Vocês acham que aquele vagabundo sem vergonha tem condições de construir um prédio desse? Que que vocês acham isso aqui não é roubalheira. Pura roubalheira e falcatrua de dinheiro desviado e de e de e de roubo. Olha aí ó. Então é isso aí. Isso é Brasil

Edson Fachin é dono de um prédio gigantesco em Penha (SC)?

Não demorou para a história circular com força total na internet, principalmente, entre pessoas que não nutrem muita simpatia pelo Judiciário brasileiro. E, assim como em tantos outros casos, a história que está circulando é falsa.

A mensagem, o histórico e uma busca pelo assunto já começam a entregar a farsa. A mensagem (assim como uma “boa fake news”) tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovassem a história.

Além disso, não é de hoje que surgem fake news similares a esta. Já desmentimos balelas sobre “fazenda gigantesca do Lula”, “ilha do Lulinha” e “filha da Dilma dona da Havan”. Ao buscar por qualquer referência sobre Edson Fachin ser dono de um prédio em Penha (SC), nada encontramos. Ou seja: não se trata de um fato público e notório.

A partir resolvemos analisar mais detalhes. Primeiramente, olhamos o vídeo para entender as características do prédio. Depois, saímos procurando por grandes empreendimentos na cidade de Penha (SC) (o vídeo mostra, aliás, que não são muitos).

Depois de muito procurarmos (dá trabalho), chegamos ao Vista Paradiso. Trata-se de uma construção no bairro Bacia da Vovó (na cidade de Penha) feito pela construtora Santer Empreendimentos e as unidades serão vendidas para interessados.

Ao procurar pelos sócios da empresa (com um Google é possível fazer isso) não demorou para descobrirmos que Edson Fachin não está entre eles. Ou seja: a pessoa está divulgando uma informação errada. Não sabemos de onde a pessoa tirou a história (vai que o Fachin resolveu comprar um apartamento no local, o que é factível), mas o fato é que o prédio não pertence a ele.

Resumindo: é falso que Edson Fachin seja dono de um prédio gigantesco que está sendo construído na cidade de Penha (SC). Não sabemos de onde a pessoa tirou a informação, mas ela não procede.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm