Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É proibido usar camisa da seleção brasileira no dia das eleições #boato

É proibido usar camisa da seleção brasileira no dia das eleições #boato

É proibido usar camisa da seleção brasileira no dia das eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O TSE proibiu que eleitores vistam a camisa da seleção brasileira em 2 de outubro, dia da votação do primeiro turno das eleições de 2022.

Estamos chegando cada vez mais perto do primeiro turno das eleições e as informações falsas sobre o pleito estão cada vez mais frequentes. A mais nova que tivemos acesso aponta que o TSE resolveu proibiu eleitores de usarem a camisa da seleção brasileira no dia 2 de outubro, da votação do primeiro turno.

Mensagens apontam que a medida seria para não identificar eleitores do presidente Jair Bolsonaro durante o dia da votação. Junto ao “aviso”, havia comentários com acusações contra a justiça eleitoral. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: JÁ QUE PROIBIRAM A CAMISA DO BRASIL EU VOU ENTÃO DE AMARELO DIA 02 VOTAR NO 22 Versão 2: PROIBIDO USAR A AMARELINHA: TSE estuda fechar clubes de tiro e veto à camisa da Seleção na eleição. Mesários podem ser proibidos de usar camiseta da Seleção por peça ter se tornado “símbolo” de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). É Claro, proibido talvez será ir votar com a camisa da seleção e não de usar. Versão 3: Proibido usar camisa da seleção

É proibido usar camisa da seleção brasileira no dia das eleições?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e gerar revolta entre eleitores do presidente Jair Bolsonaro. Porém, a história que aponta que o TSE proibiu o uso da camiseta da seleção brasileira nas eleições é falsa.

A história surgiu após especulações na mídia (podemos chamar de factoide) apontarem que o TSE estaria “preocupado” com as camisetas da seleção brasileira no dia das eleições. Houve, de acordo com matérias, um movimento para pedir que mesários sejam proibidos de utilizar a camiseta do Brasil no dia das eleições. Porém, tudo não passou de especulação.

O serviço de checagem Gralha Confere, do TRE-PR, desmentiu a informação. Veja o que foi escrito na nota (para mais detalhes, leia neste link):

É FALSO que uso de camiseta da Seleção Brasileira é proibido nas eleições Circula em aplicativos de mensagem um texto segundo o qual as eleitoras e eleitores que utilizarem camisetas da Seleção Brasileira ou de partidos políticos terão votos anulados. A informação é FALSA!

No dia das eleições, é permitida a manifestação individual e silenciosa das preferências do eleitorado por partido político, coligação, federação, candidata ou candidato, revelada pelo uso de camisetas.

Vale apontar que as resoluções que tratam das regras das eleições não preveem nenhum veto ao uso da camiseta da seleção brasileira. Como apontado no desmentido do Gralha Confere, a pessoa pode, inclusive, utilizar camisetas com nome de candidatos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o TSE proibiu o uso de camisetas da seleção brasileira durante o dia da votação do primeiro turno das eleições. Não há nenhuma regra que preveja o veto e o TRE-PR desmentiu a informação falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso