Boato – O Mossad, serviço secreto de Israel, teria descoberto que Lula financia Hamas, Hezbollah, Irã e Rússia com dinheiro do PCC e narcotráfico.
Análise
Nos últimos dias, viralizou nas redes sociais e em grupos políticos um suposto “furo internacional” envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A história aponta que o serviço de inteligência de Israel, o Mossad, teria revelado em uma matéria publicada no site do Jerusalem Post que o governo brasileiro está financiando grupos como Hamas, Hezbollah e Irã por meio de dinheiro do narcotráfico, em associação com o PCC.
A publicação também cita a compra de petróleo da Rússia em desacordo com sanções internacionais. Além disso, o conteúdo inclui supostas falas do chefe do Mossad, David Barnea, além de alegar uma “cooperação investigativa” com a CIA, o MI6 e até a OTAN. De acordo com o texto, o governo brasileiro teria utilizado criptomoedas, empresas de fachada e contas offshore para realizar transações bilionárias, gerando risco de sanções contra o Brasil. Leia a mensagem:
LULA MEXEU COM PAÍS ERRADO, ISRAEL TEM O MOSSAD . Traduzindo do hebraico para português matéria do Jerusalém Post 31/06/2025. Abre aspas: “Serviço Secreto de Israel, Mossad, descobre e comprova envio de recursos do governo Lula para o Hamas, Hezbollah, Irã e compra de petróleo da Rússia. Mossad revela laços financeiros secretos do governo Lula com grupos extremistas, Rússia, Irã, PCC e narcotráfico. Segundo pronunciamento do presidente do Serviço Secreto Israelense Mossad, David Barnea, foi feita uma investigação minuciosa por parte do serviço secreto israelense, Mossad, das transações financeiras ocultas entre o governo brasileiro e os grupos extremistas, com a compra ilegal de petróleo sancionado da Rússia, utilizando empresas de fachada e offshore e criptomoedas para transferir para a Rússia, Irã e grupos extremistas bilhões de dólares em transações ilegais.
O chefe do Mossad demonstrou em documentos que foram descobertos através de uma investigação do Mossad, de ligações telefônicas interceptadas e e-mails criptografados, de pesquisas de campo e colaboração de outros serviços de inteligência. David Barnea, chefe do Mossad, afirmou que o governo brasileiro está envolvido em atividades que ameaçam a segurança global. Houve cooperação da CIA, do MI6, o serviço secreto da Inglaterra, e o Mossad, o serviço secreto de Israel. David Barnea afirmou que as evidências são irrefutáveis e que o governo brasileiro precisa ser responsabilizado por suas ações. Usaram mecanismos de tecnologia avançada para invadir os sistemas de informática do governo brasileiro e fazer a conexão com as offshore e empresas de fachada.
Com isto, o governo brasileiro pôde repassar bilhões de dólares para o Hamas, Hezbollah e Irã. O Mossad também descobriu que o PCC e o narcotráfico brasileiro realizaram transações milionárias com o governo Lula. Com isso, o Mossad comprovou que o governo brasileiro estava envolvido em atividades que ameaçam a segurança global. A imprensa israelense está divulgando mais informações sobre o caso e é aguardado um pronunciamento em conjunto do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que poderá impactar em medidas de sanções já previstas pela OTAN e Estados Unidos.”
Checagem
A história ganhou muito espaço na internet, mas não passa de um fake. Vamos checar respondendo a três questões: 1) Israel (Mossad) acusou Lula de financiar Hamas e Hezbollah com dinheiro do PCC e narcotráfico? 2) O Jerusalem Post publicou reportagem sobre a suposta denúncia do Mossad? 3) Há alguma lógica em afirmar que Lula financiou Hamas e Hezbollah com dinheiro do PCC e narcotráfico?
Israel (Mossad) acusou Lula de financiar Hamas e Hezbollah com dinheiro do PCC e narcotráfico?
Não. O Mossad nunca fez qualquer declaração pública ou documento oficial relacionando o governo Lula ao financiamento de grupos extremistas. Tampouco há qualquer posicionamento oficial do governo israelense ou de seu serviço secreto sobre o tema.
As alegações que circulam nas redes sociais carecem totalmente de respaldo e são claramente fabricadas com fins políticos. Além disso, o perfil que divulgou a história é conhecido por compartilhar boatos falsos recorrentes sobre o governo e outras figuras públicas, demonstrando um histórico de desinformação política com objetivo de influenciar a opinião pública.
O Jerusalem Post publicou reportagem sobre a suposta denúncia do Mossad?
Também não. O site oficial do Jerusalem Post não contém qualquer matéria com esse teor. Inclusive, o link divulgado nas postagens como sendo da suposta matéria do dia 31 de junho (uma data que nem existe) leva para uma página publicitária genérica, sem relação com política ou segurança internacional.
Há alguma lógica em afirmar que Lula financiou Hamas e Hezbollah com dinheiro do PCC e narcotráfico?
Não. A narrativa é altamente conspiratória e tenta conectar elementos que são frequentemente usados em desinformações políticas: terrorismo, tráfico de drogas e corrupção. A alegação mistura teorias de conspiração já desmentidas com novos elementos inventados.
Não há lógica prática, jurídica ou financeira que sustente a ideia de que o governo brasileiro esteja envolvido em transferências ilegais para esses grupos, tampouco qualquer evidência de ligação direta com o narcotráfico.
Conclusão
É falso que o Mossad tenha revelado envolvimento do governo Lula com Hamas, Hezbollah, Irã, Rússia, PCC ou narcotráfico. O conteúdo compartilhado é uma peça de desinformação política que inventa uma denúncia internacional inexistente. O link citado como fonte leva a uma página sem relação com o tema e o Jerusalem Post não publicou qualquer material com essas acusações.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

