Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Bolsonaro tenha pedido para ser preso em Mossoró

É falso que Bolsonaro tenha pedido para ser preso em Mossoró

Bolsonaro pediu para ser preso na penitenciária de Mossoró, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro teria pedido a Alexandre de Moraes para ser preso na penitenciária de Mossoró.

Análise

Tem circulado na internet, mensagens que apontam para algo relacionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o texto, ele teria feito um pedido “especial” para o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O ex-presidente teria pedido para ficar detido na penitenciária federal de Mossoró. O pedido seria, de acordo com a mensagem, pela suposta facilidade de se incorrer em uma fuga como a que ocorreu na última semana. Leia a mensagem que está viralizando online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Pela primeira vez na história do Brasil bandido escolhe cadeia antes da conclusão do inquérito. Versão 2: NÃO SÓ ELE MAS TODOS OS ALIADOS GOLPISTAS E PATRIOTARIOS . UMA BOA PEDIDA

Versão 3: Esse pilantra está zombando da justiça brasileira, cadeia neles e toda sua familia…Bolsonaro pede a Moraes para ser preso em penitenciária federal de Mossoró

Checagem

Para realizar a análise do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Bolsonaro fez um pedido para ficar preso na penitenciária de Mossoró? 2) Seria possível o Bolsonaro fazer um pedido como este? 3) Por que estamos desmentindo um conteúdo como este?

É verdade que Bolsonaro fez um pedido para ficar preso na penitenciária de Mossoró?

Apesar de muitas pessoas estarem compartilhando a informação como real, ela foi, na realidade, criada pela seção satírica O Sensacionalista, do jornal O Globo. Não há qualquer registro de pedido desta natureza por parte de Bolsonaro. Até porque não seria muito lógico.

Seria possível o Bolsonaro fazer um pedido como este?

Entendemos a ironia do conteúdo, mas, se formos pensar na realidade, ele passa longe de ser verossímil. Primeiro, seria um atestado de culpa de Bolsonaro e de certeza de que o ex-presidente seria preso. Por mais que haja grupos “empolgados” com a ideia, não se trata de algo tão simples sair prendendo a torto e a direito.

Segundo, seria uma acusação de que Bolsonaro planejaria fugir caso fosse preso. Conforme já falamos em outros casos, não há qualquer comprovação de que ele tenha tentado empreender em fuga no momento de operações da polícia. Terceiro, seria um atestado de que seria “fácil” fugir do presídio de Mossoró (algo que, apesar da fuga recente, é um tanto quanto relativo).

Vale apontar que, além de improvável, um pedido como este não seria aceito. Penitenciárias como a de Mossoró são para abrigar e isolar membros da maiores facções criminosas do Brasil. Além disso, por ser ex-presidente, Bolsonaro, caso fosse preso, ficaria em uma sala de estado-maior.

Por que estamos desmentindo um conteúdo como este?

Se o conteúdo ficasse limitado à página que criou e compartilhamentos do link, não teríamos feito o desmentido. Porém, como ela gerou opiniões (muitas delas raivosas) e replicação que fogem ao conteúdo original, achamos por bem fazer o desmentido.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Bolsonaro tenha pedido para ser preso na penitenciária de Mossoró. Trata-se de uma notícia satírica que está sendo compartilhada como real por muitos que não leram as “letras miúdas”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).