Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Doria prorroga o lockdown até o dia 22 de abril de 2021 em São Paulo #boato

Doria prorroga o lockdown até o dia 22 de abril de 2021 em São Paulo #boato

Doria prorroga o lockdown até o dia 22 de abril de 2021 em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que prorrogou o lockdown em São Paulo. Agora, quarentena vai de 8 a 22 de abril de 2021.

Com mais de um ano de pandemia de Covid-19, as informações de 2020 começam a se embolar com as informações de 2021. É justamente o caso da história de hoje, que aponta para o anúncio de prolongamento do lockdown em São Paulo.

Áudios do governador João Doria, vídeos e até um link do governo do estado de São Paulo apontam que o lockdown foi prorrogado até o dia 22 de abril de 2021. A quarentena seria prorrogada a partir de hoje. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: DORIA PRORROGA QUARENTENA ATÉ DIA 22 DE ABRIL EM TODO ESTADO DE SP O governador de São Paulo João doria, ampliou a quarentena no estado a partir desta quarta-feira (8) até o dia 22 de abril. A medida segue sem flexibilizações, e foi tomada para conter o avanço do coronavírus no estado. A determinação será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (7).

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: e eu queria nesse momento a deixar claro a opinião pública e a população do estado de são paulo que sim a prorrogação da quarentena será feita em são paulo por mais 15 dias do dia oito até o dia vinte e dois de abril volto a repetir sim a quarentena prosseguirá de 18 a 22 de abril 15 dias portanto em todo o estado de são paulo pelo conjunto de razões que já foram aqui largamente expostas pelos cientistas médicos e especialistas.

Doria prorrogou o lockdown até o dia 22 de abril de 2021 em São Paulo?

O tal vídeo, claro, causou revolta naqueles que são contra as medidas de restrição (que são uma das últimas saídas) contra a Covid-19. Para essas pessoas temos uma boa e uma má notícia: 1) O vídeo que mostra a prorrogação não é relativo a abril de 2021. 2) Do jeito que está a situação, é possível que o lockdown dure até mais tempo.

É inegável que é João Doria quem está fazendo o anúncio em questão. O que nem todas as pessoas se atentaram é que o vídeo foi gravado, originalmente, em 6 de abril de 2020. A filmagem foi feita durante coletiva do governo de São Paulo no Palácio Bandeirantes e pode ser vista abaixo (versão feita pelo UOL):

A prova de que o anúncio não é válido para 2021 está no fato de que o link em questão (que anuncia a prorrogação da quarentena) foi, inclusive, apagado do site da Secretaria de Saúde de São Paulo. “Página não encontrada. O endereço digitado ou link solicitado não foi encontrado em nossos servidores. Verifique se o endereço está correto e tente novamente”, é o que aparece na página.

Vale apontar que a situação de momento em São Paulo é a seguinte: a quarentena está estendida até o dia 11 de abril de 2021. Ou seja: serviços essenciais não devem funcionar nos estado. No dia 9 de abril de 2021 será decidido se o lockdown será estendido por mais tempo.

Como São Paulo enfrenta, ainda, o colapso nos serviços de saúde, a tendência é que ele seja prorrogado (não sabemos até que dia). Porém, nada está definido até o momento (nem se haverá prorrogação tampouco a data desta eventual prorrogação).

Resumindo: a história que aponta que o governador João Doria prorrogou o lockdown em São Paulo até o dia 22 de abril de 2021 é (pelo menos por enquanto) falsa. O vídeo que está circulando na internet é de 2020 e, até o momento dessa publicação, a quarentena no estado está prevista até dia 11 de abril.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy