Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Doria propõe redução de 20% no salário de servidores públicos #boato

Doria propõe redução de 20% no salário de servidores públicos #boato

Doria propõe redução de 20% no salário de servidores públicos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo, João Doria, propõe a redução de 20% do salário de servidores públicos por 6 meses. Proposta segue para votação na Assembleia Legislativa.

Não são raras as vezes que o Boatos.org desmente aquele velho boato da “pegadinha do Tiririca” (detalhes na segunda parte do texto). Normalmente, fazemos isso para evitar que a falsa informação (que engana muita gente) saia da seara da brincadeira e seja compartilhada como “verdade absoluta”. Foi o que ocorreu na história de hoje.

Uma mensagem que viralizou em grupos bolsonaristas aponta que o governador de São Paulo João Doria sugeriu a redução de 20% nos salários dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas por 6 meses. O texto ainda aponta que a proposta segue para aprovação na Assembleia Legislativa. Leia a mensagem que circula online:

Governador Doria propõe redução de 20% nos salários dos servidores públicos por 06 meses. A proposta inclui ativos, aposentados e pensionistas. Projeto segue para votação na assembleia legislativa do estado semana.

Doria propôs redução de 20% no salário de servidores públicos?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A mensagem, como apontamos, se espalhou com muita força, principalmente entre grupos simpáticos a Bolsonaro. Porém, a informação que aponta que Doria propôs a redução de 20% no salário de servidores públicos é falsa.

O tal texto veio na esteira da PEC 186 (chamada de PEC Emergencial) que foi enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional. Um dos itens da proposta previa a redução de salário e jornada de servidores públicos. Porém, o trecho foi suprimido do texto final da proposta. Antes disso, o item causou protestos de servidores públicos.

Na esteira do protesto, começaram a circular textos atribuídos a diversos governadores apontado que estados estavam votando a redução de salários de servidores. Em todos os casos (inclusive o de Doria), tratava-se do que chamamos de “pegadinha do Tiririca”.

Esse tipo de fake news segue a mesma estrutura: trata-se de uma mensagem bombástica com um link de um portal de notícias somado a um link de uma imagem. Se a pessoa clica na imagem, vê a foto do Tiririca com os dizeres “É mentira, abestado”. Temos um vídeo que explica esse tipo de fake news.

Pois bem. Uma das versões da “pegadinha do Tiririca” era a que apontava que Doria iria propor a redução de salário de servidores. Uma das pessoas que recebeu a mensagem não se atentou ao “detalhe” dos links, printou a mensagem e, voilà, ajudou a fazer o fake crescer.

Só por desencargo, resolvemos buscar por mais informações sobre o tal projeto de redução de 20% salários de servidores e aposentados (com ou sem redução de jornada). Como era de se imaginar, nada encontramos. Há uma proposta de Reforma Administrativa em São Paulo (assim como em outros estados e no Congresso Nacional). Mas ela não prevê a redução de 20% do salário de servidores.

Resumindo: a história que aponta que João Doria sugeriu a redução de 20% do salário de servidores públicos de São Paulo é falsa. A mensagem que circula online é a evolução de uma “pegadinha” que, por sua vez, surgiu de uma informação desatualizada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: