Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Viaduto Dona Marisa não sai mais e terá o nome de professora Heley, diz boato

Viaduto Dona Marisa não sai mais e terá o nome de professora Heley, diz boato

Boato – O prefeito de São Paulo, João Dória, cancelou lei que dá o nome de Dona Marisa Letícia a um viaduto. Agora, ele será chamado de Professora Heley.

Nos primeiros dias de 2018, os assuntos que mais repercutem ainda são do ano de 2017. No final de dezembro, a Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou um projeto que dá o nome de Dona Marisa Letícia a um viaduto na região do M’Boi Mirim (extremo sul capital paulista). No dia 29 de dezembro, o prefeito em exercício na data, Milton Leite (DEM) (que é presidente da Câmara dos Vereadores da cidade), sancionou a lei.

Se você não juntou o nome à pessoa, Marisa Letícia é a esposa de Lula falecida no ano passado. É claro que a homenagem iria gerar polêmica. E uma história começou a circular na internet falando no assunto. De acordo com textos que circulam online, o prefeito de São Paulo, João Dória, teria cancelado a homenagem. Mais do que isso. Dória teria falado que o viaduto seria batizado com o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista (que morreu na tragédia de Janaúba em 2017).

O texto, publicado em um blog “daqueles”, mistura opinião e “informação” ao falar que Dória mandou cancelar o nome de Dona Marisa. “O prefeito mandou cancelar a inauguração e um novo projeto já foi apresentado extinguindo a absurda honraria. Tudo indica que a obra será rebatizada com o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista, que morreu depois de salvar crianças na creche em que trabalhava em Janaúba (MG)”, diz trecho. Leia:

Reprodução da notícia falsa que fala que viaduto Marisa Letícia não sai mais
Reprodução da notícia falsa que fala que viaduto Marisa Letícia não sai mais

Dória cancela homenagem a dona Marisa e viaduto terá nome de professora Heley?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A história circulou muito na internet e denota uma tática que tem sido recorrente em sites de fake news mais “sofisticados”: pegar uma notícia verdadeira, encher de dubiedades, opiniões e fechar com uma informação falsa para chamar atenção. Quer ver como funciona? Vamos aos fatos.

De fato, Dória não ficou calado ao voltar à Prefeitura de São Paulo. Ele classificou como “injusta” a homenagem. De fato, ele “cancelou a homenagem”. Mas ao contrário do que muita gente está falando, a “homenagem cancelada” foi a solenidade de inauguração e não o batismo com o nome da esposa de Lula. Leia nota divulgada pelo prefeito:

Por determinação do prefeito João Doria, a Prefeitura de São Paulo cancelou o evento de inauguração do Viaduto do M’Boi Mirim previsto para dia 3 de janeiro. A via será aberta ao trânsito a partir desta terça-feira, dia 2 de janeiro. A Prefeitura esclarece ainda que a escolha do nome do viaduto é prerrogativa da Câmara Municipal e fruto de um acordo entre a maioria dos vereadores — e apenas por isso respeitado pela administração municipal, apesar da discordância do prefeito em relação à injusta homenagem prestada a alguém envolvido no maior escândalo de corrupção já registrado no país e que nunca morou na cidade nem jamais lhe trouxe qualquer benefício”

Como foi possível ler na nota, a decisão do batismo à Marisa Letícia não foi cancelada. isso não é da alçada da Prefeitura.  Também não há nenhuma manifestação do executivo para que o nome seja mudado para o nome da Professora Heley. Ou seja, o viaduto Marisa Letícia “vai sair”, sim. Só não terá solenidade de inauguração.

Resumindo: a história que aponta que o viaduto do M’Boi Mirim não terá mais o nome de Marisa Letícia e sim da professora Heley é falsa. É mais um boato que circula na internet e se aproveita da notícia (verdadeira) do cancelamento de uma solenidade e, claro, é usado como munição para debates políticos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.