Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Doria e filho de Lula são sócios na vacina Coronavac , diz PF em inquérito nº 20221345 #boato

Doria e filho de Lula são sócios na vacina Coronavac , diz PF em inquérito nº 20221345 #boato

Filho de Lula comprou 20% da Sinovac em pacto de Dória com o PT, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por meio do inquérito de número 20221345, a Polícia Federal descobriu que João Doria e o filho do ex-presidente Lula são sócios na vacina Coronavac.

Estamos há tanto tempo em pandemia (quase que, exatamente, há dois anos) que algumas fake news sobre a Covid-19 já estão entrando na nossa categoria “clássico”. A última que voltou a circular por aí aponta para uma sociedade entre Lula (ou melhor, o filho dele), João Doria e a empresa chinesa Sinovac (responsável pela vacina Coronavac).

De acordo com uma mensagem que está circulando por aí, a Polícia Federal descobriu que o filho de Lula e João Doria são sócios da Sinovac. Por meio de um suposto inquérito de número 20221345, a PF teria descoberto que Fábio (filho de Lula) seria sócio da empresa chinesa e que a aprovação da vacina seria uma “tramoia política”. Leia o texto que está circulando por aí:

TUDO DESCOBERTO ! *Dória e o filho de Lula são SÓCIOS na VACINA.* *Inquérito da POLÍCIA FEDERAL n°20221345.* João Dória, visando à eleição presidencial, de 2022, lançou um plano que está enganando todos os brasileiros! Ele fez um pacto com o partido de esquerda mais corrupto que existe no mundo, o PT.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Uma força tarefa da Polícia Federal descobriu que a empresa farmacêutica Sinovac Biotech Ltd, meses antes de assinar um acordo com o Governo do Estado de SP e o Instituto Butantan, teve 20% das ações compradas por um grupo de investidores, aqui do Brasil, cujo maior societário é Fábio Luís Lula da Silva, filho do corrupto condenado Lula.

Esses 20% custaram 100 milhões de reais, na época da compra. Agora, com a mídia em cima dessa vacina de eficácia duvidosa, esses 100 milhões se transformaram em 1,5 bilhões de reais.

Meus amigos, eles fizeram de tudo para encobrir, mas, nada se esconde da Polícia Federal, uma das polícias mais inteligentes do mundo. Esse acordo do João Dória é para ganhar apoio velado dos esquerdistas, na eleição de 2022.

Ele ganha a eleição e o PT, que não se elege mais, ganha apoio político e também uma parte da venda das ações que o filho do Lula comprou, ou seja, esses políticos safados ainda querem lucrar em cima do povo doente, sofrido e cheio de medo. Peço que repasse essa mensagem, para informar a todas as pessoas, já que a mídia esquerdista não vai divulgar essas informações, mas nós podemos fazer isso. Eles não vão nos calar!

*A fonte é o próprio site da Polícia Federal.* Quem quiser, é só procurar pelo *Inquérito n° 20221345,* que tem as informações de parte das investigações. Ok Será que isso não vai sair na Globo , CNN , Globo News etc ! Claro que não!! Tudo abafado ! Gente podre ! Quem têm que compartilhar somos nós do povo !! Gente podre!

Doria e filho de Lula são sócios na vacina Coronavac , diz PF em inquérito nº 20221345?

Não demorou muito para a história circular com todas as forças por aí. Porém, a informação que aponta para a tal sociedade entre Lula e Doria na vacina contra a Covid-19 não só é falsa como também já foi desmentida pelo Boatos.org em 2021. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Antes de tudo, vamos ao básico: a mensagem (assim como outros boatos que circulam online) tem características como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedir compartilhamento e não citar fontes confiáveis. Além disso, boatos sobre vacinas, China e “aquisições do filho de Lula” são comuns na internet. Dito isso, vamos analisar as afirmações no texto:

Fake #1 – Doria fez um pacto com a esquerda para ganhar a eleição

Das duas uma: ou a pessoa que escreveu é muito mal-intencionada ou ela não entende nada sobre espectro político (pode ser as duas coisas também). É fato que a grande maioria dos políticos têm se posicionado favoravelmente à vacinação contra a Covid-19 (até porque é uma questão de humanidade e inteligência). Isso não significa que João Doria vai ser apoiado pelo PT nas eleições de 2022.

Salvo uma situação muito especial de segundo turno, é algo que, com certeza não está no radar de Doria (que já atacou Lula diretamente algumas vezes) ou do PT (que também já atacou a política de Doria em algumas oportunidades). Vale dizer que, ao buscarmos por qualquer fonte confiável que fale sobre a aliança, nada encontramos. A fonte é apenas a “mente brilhante” de quem escreveu.

Fake #2 – Polícia Federal descobriu que Sinovac foi 20% comprada pelo filho de Lula

Caramba! Seria realmente um furo de reportagem. Porém, ao buscarmos sobre a tal “operação da Polícia Federal” ou qualquer informação sobre a compra de 20% da Sinovac por parte do filho de Lula, nada encontramos. Será que a compra de uma empresa e uma operação da Polícia Federal passariam despercebidas assim pela mídia? Ou será que é apenas uma mensagem que veio de “uma mente brilhante”?

Se você não sabe, a Sinovac pertence ao chinês Yin Weidong, não ao “Lulinha”. Além disso, o nome de Fábio Luís Lula da Silva (nem do ex-presidente Lula) não está entre os dez maiores acionistas da empresa.

Fake #3 – Vacina Coronavac é de “eficácia duvidosa”

Não é verdade que a vacina da Sinovac e do Instituto Butantan contra a Covid-19 tem eficácia duvidosa. Como apontam estudos, faz exatamente o que uma vacina se propõe: diminui os casos severos de uma doença.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o “filho de Lula” seria sócio de João Doria na Sinovac. O inquérito citado não existe e a história é uma fake news que foi desmentida em 2021 por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso