Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem que gravou vídeo criticando reforma tributária não é o dono da JBS Gilberto Tomazoni

Homem que gravou vídeo criticando reforma tributária não é o dono da JBS Gilberto Tomazoni

Dono da JBS Gilberto Tomazoni gravou vídeo dizendo que reforma tributária é revolução comunista do PT, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O dono da JBS Gilberto Tomazoni gravou um vídeo em que diz que o governo resolveu fazer a “revolução comunista” por meio da reforma tributária.

Análise

Desde dezembro tem circulado na internet um vídeo de um homem que faz severas críticas à reforma tributária aprovada no final de 2023. Ele cita regras como o do imposto para heranças e do “imposto do pecado” como medidas para fazer a revolução comunista.

Junto ao vídeo (que não será exibido aqui) há o cerne da questão: é dito que o homem que gravou o vídeo é o dono da JBS e que o nome dele seria Gilberto Tommazzoni. Leia as mensagens que estão circulando online e a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: Dono da JBS, (proteínas)Gilberto Tommazzoni , setor de alimentos vale a pena ouvir Versão 2: ERÁ VERDADE OU UMA NARRATIVA PARA O POVO IR ACOSTUMANDO? Dono da JBS, (proteínas)Gilberto Tommazzoni , setor de alimentos vale a pena ouvir. Versão 3: Isso jamais vai entrar em um cérebro petista! Mas vejam quem está dando o alerta! Dono da JBS, (proteínas)Gilberto Tommazzoni , setor de alimentos vale a pena ouvir 😮

Transcrição: amigos sobre essa reforma tributária que aconteceu agora ela na verdade não é uma reforma tributária ela foi uma revolução comunista né? Eu vou explicar porquê. Através dos impostos o pessoal do PT T seis A revolução comunista. Vou te dar um exemplo. Nessa reforma tem o imposto de transmissão de herança de quarenta por cento. Ou seja, aquela casinha que tu ia receber do teu pai. Que vale cem mil reais. Quando ele morrer ou quarenta por cento para o governo do PT ou a casa não passa a ser sua. Ela passa a ser do governo. Entendeu? Então você vai ter que ter quarenta mil reais pra você receber a tua casinha de cem mil reais. E assim vai ser tudo. Carro, apartamento casa, indústria, ou seja, acabou ou você guarda quarenta por cento da riqueza do seu pai, da sua mãe pra ter a herança ou você não vai ter herança? Entendeu?

Outra coisa, eles criaram o imposto seletivo, vai ter um conselho né? De pessoas do governo e ali vou falar por exemplo. Ah nós agora aqui nós somos veganos. Nós queremos que a população não coma mais carne. Então vamos colocar o imposto de noventa por cento na carne. Né? E aí você quando for comprar tu vai pagar noventa por cento de imposto, um quilo de carne lá que for, digamos, cem reais? Noventa por cento é do PT, dez por cento é, é seu. Cê vai vender o boi por mil reais? Novecentos reais do PT, dez Você vai criar boi? Você vai criar boi? Não vai gente. Foi o que aconteceu em Cuba. Em Cuba. Noventa por cento das terras estão improdutivas. Por quê? Porque você não vai trabalhar pro governo. Não vai. Por isso que eu tenho que andar em comida. Lá na Venezuela também. As pessoas produzir por quê? Porque existe um imposto seletivo. Então, por exemplo, agrotóxico faz mal, destrói a população, vamos botar oitenta por cento de imposto. Adubo. Pra você plantar. Não, o agro é fascista. O agro brasileiro. Direito vão botar oitenta por cento de imposto no adubo. Pronto.

Fez a Revolução Comunista. Não precisou de arma, não precisou de bomba. Através dessa reforma né? Dos impostos. Na verdade não é uma reforma, mas é uma reformulação da sociedade através dos impostos pessoal do PT é muito inteligente eles vão pra Cuba, eles vão para a Rússia, a China e lá eles aprendem essas coisas todas, né? E e o pessoalzinho de baixo, né? Debaixo da pirâmide, fica brigando porra, botando preto pra brigar com branco, gordo brigar com comardo nortista pra brigar com solista, LGBT pra brigar com hétero, quantas pessoas está embaixo fazendo a briga ideológica? Pessoal cabeça está lá em Cuba está lá na rua você aprendeu eles sabem gente Se o Lula sabe que o centrão gosta de dinheiro. Então quando ele entrou o que que ele fez? Não quero o teto de gás. Quero duzentos bi. Por que que ele queria duzentos bi? Pra comprar o centrão. Então esse centrão é a prostituta do Brasil. Se vendeu. Ca deputado se vendeu por seis bilhões de reais cada voto. Lá o Kim Kataguiri pegou três milhões, né? Falava mal do PT, pegou seis milhões e outro, vinte lá do PL, pegaram seis milhões se prostituíram e agora toda a sistemática de imposto e economia está na mão do PT. Esse conselhão que eles criaram vai decidir.

Vem cá, vamos, vamos, não tem mais IFF, não tem mais o ICMS, vai tudo pra Brasília. Vem cá, a gente vai mandar dinheiro de volta pra aquela prefeitura lá que o cara é nós? Não, não manda dinheiro não. Aquele governador quer contra nós, manda dinheiro? Manda não. Então, os governadores, os prefeitos estão nas mãos do PT do Conselhão. E esse conselhão vai ditar as regras agora. Tudo que eles acharem que faz mal, eles vão colocar um imposto altíssimo e tudo que eles quiserem beneficiar eles vão colocar o imposto baixíssimo. Ou seja gente, foi feito a revolução humanista no Brasil e a sua propriedade e o seu apartamentinho, o seu carrinho, sua casinha, seu filho está recebendo seus pais? Ou você paga quarenta por cento para o governo, para o PT ou aquilo, os cem por cento vão ser do governo, vão ser do PT. Pessoal do PT é muito inteligente, parabéns. Fizeram a revolução. Comunista, sem dar um tiro. Um abraço

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O homem que está gravando o vídeo é o dono da JBS Gilberto Tomazoni? 2) Quem é o homem que está sendo identificado como o dono da JBS Gilberto Tomazoni? 3) O que é dito sobre reforma tributária e revolução comunista é real?

O homem que está gravando o vídeo é o dono da JBS Gilberto Tomazoni?

Não é. A mensagem é tão equivocada que até o nome de Gilberto Tomazoni está errado. Na mensagem, está escrito como Gilberto Tommazzoni. Além disso, o cidadão não se parece com o CEO da JBS (que não é dono, mas sim executivo principal) e não tem a voz e, muito menos, o sotaque do executivo.

Quem é o homem que está sendo identificado como o dono da JBS Gilberto Tomazoni?

Não foi possível identificar quem é o homem. Apenas podemos dizer que o mesmo vídeo já circula muito antes de dezembro de 2023 (até porque fazia parte de uma campanha contra a aprovação da medida) e não tinha qualquer identificação de Gilberto Tomazoni. Assim como a maioria dos conteúdos do tipo, surgiu de alguém irrelevante e ganhou uma autoria para viralizar mais ainda.

O que é dito sobre reforma tributária e revolução comunista é real?

Podemos dizer que o sujeito tem uma interpretação muito alternativa em relação à reforma tributária. Além de falsear em valores como no imposto sobre heranças e exagerar sobre o imposto do pecado (que não inclui proteína animal e não vai chegar a 90%), ele erra ao relacionar a reforma ao comunismo. Para quem não sabe, a reforma era, inclusive uma demanda do “mercado” (nada mais capitalista).

Conclusão

Fake news ❌

Além de a pessoa do vídeo não ser o dono da JBS Gilberto Tomazoni, há informações falsas sobre a reforma tributária e revolução comunista.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)