Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não há provas de que “dono da Farmácia São João” seja comunista “amigo de Lula”

Não há provas de que “dono da Farmácia São João” seja comunista “amigo de Lula”

Dono das Farmácias São João é um comunista que deu presente a Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O dono da Farmácia São João é um comunista que deu um presente para Lula no Rio Grande do Sul.

Análise

Uma mensagem incitando um “boicote” está circulando com todas as forças na internet. Ela aponta para algo relacionado à rede de farmácias São João (que começou no Rio Grande do Sul, mas está em outros lugares do Brasil).

Ela aponta que o “dono” da Farmácia São João seria um “comunista” e que ele teria dado, pessoalmente, um presente para o presidente Lula no Rio Grande do Sul. Leia uma das mensagens que está circulando na internet:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

VOCÊ CONHECE ALGUMA FARMÁCIA SÃO JOÃO? SAIBA, QUE ESSA REDE DE FARMÁCIAS FEZ O #L OU SEJA, É A FAVOR DO COMUNISMO NO BRASIL. LEIA:

*Só pra avisar aos amigos e amigas brasileiros.* *O dono das FARMÁCIAS SÃO JOÃO entregou presente pessoalmente ao LULA no Rio Grande do Sul.* *Mais um Petista se declarando.* *A partir de hoje nada mais se compra nas “FARMÁCIAS SÃO JOÃO”.*

*Vamos mostrar que o povo brasileiro está com o Brasil e contra os comunistas da esquerda.* *Compartilhe em seus grupos.*

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Quem é o dono das Farmácias São João? 2) É verdade que o dono da Farmácia São João é um “esquerdista comunista”? 3) Pedro Henrique Brair deu um presente pessoalmente para Lula?

Quem é o dono das Farmácias São João?

Para explicar a história, precisamos, inicialmente, dar um pouco de contexto nela. Para quem não sabe, a rede de Farmácias São João foi fundada em 1996. No início, era uma farmácia que se chamava Drogafar e existia na cidade de Santo Augusto (RS). De acordo com a própria empresa, há mais de 1.100 filiais da farmácia. O dono da empresa é Pedro Henrique Brair, considerado empresário de sucesso no Rio Grande do Sul.

É verdade que o dono da Farmácia São João é um “esquerdista comunista”?

Não é o que aparenta ser. A própria história e visão da empresa, que dá muito valor pela capacidade empreendedora de Pedro Henrique Brair faz a tese de “comunista” cair por terra. Ao analisar os perfis dele em redes sociais (como o Instagram) não é possível ver nenhum comportamento que “defenda a esquerda”. Pelo contrário, ele parece (apesar de, em algumas oportunidades se reunir com políticos) não entrar em polêmicas políticas.

Pedro Henrique Brair deu um presente pessoalmente para Lula?

Não há nada que comprove (ou mesmo chegue perto de comprovar) isso. Não existe nenhuma postagem pública de Pedro Henrique Brair dando presente para Lula ou mesmo qualquer notícia apontando, pelo menos, para um encontro entre os dois. Na realidade, o único local que consta isto é nas postagens no WhatsApp. Tudo sem provas (e o ônus da prova é de quem acusa).

Vale apontar que, mesmo que ele tivesse dado um presente para Lula, isso não o faria “um petista comunista”. Poderia ser tudo um gesto para agradar um político (como muitos empresário de muitos espectros políticos fizeram com os tipos mais variados de políticos).

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Além de a mensagem ter brotado do nada e carecer de comprovação, o dono das Farmácias São João não tem se mostrado um “comunista” e muito menos há qualquer registro de presente dado a Lula. Na nossa checagem, boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).