Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dono da Havan (Luciano Hang) vai dar cerveja grátis se Bolsonaro vencer as eleições #boato

Dono da Havan (Luciano Hang) vai dar cerveja grátis se Bolsonaro vencer as eleições #boato

Dono da Havan (Luciano Hang) vai dar cerveja grátis se Bolsonaro vencer as eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Luciano Hang, dono das lojas Havan, pirou. Ele vai dar cerveja grátis no dia 1º de novembro se Bolsonaro vencer as eleições.

Podemos dizer que desmentimos os tipos mais variados de fake news que circulam na internet. A que vamos falar agora, admito, é uma que nos fez abrir um sorriso de canto de rosto. Ela aponta para um suposto “brinde” oferecido por Luciano Hang, dono das lojas Havan e apoiador de Bolsonaro.

De acordo com mensagens que circulam online, ele teria feito uma “promessa daquelas” se Bolsonaro ganhasse as eleições: ele teria oferecido cerveja grátis para todas as pessoas nas lojas Havan. Leia a mensagem que circula online e é acompanhada de um suposto vídeo de Luciano Hang:

Versão 1: Cerveja gratis em todas as lojas havan se Bolsonaro ganhar o segundo turno.  Agora o veio da Havan pirou. Agora sim Versão 2:Cerveja gratis em todas as lojas havan no dia 01/11 se Bolsonaro ganhar o segundo turno.  Agora o veio da Havan me representou! Agora sim!!!

Dono da Havan (Luciano Hang) vai dar cerveja grátis se Bolsonaro vencer as eleições?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a mensagem se espalhar, principalmente no WhatsApp. Porém,  a informação que aponta para a tal “iniciativa” do dono das lojas Havan é falsa. Na realidade é, na maioria das versões, uma pegadinha.

Para chegar à solução da história, temos um caminho longo e um curtíssimo (mas constrangedor). O longo é pesquisar se Luciano Hang, de fato, fez a tal promessa no caso de vitória de Bolsonaro. Como era de imaginar, não encontramos nenhum pronunciamento sobre isso tampouco informação em fontes confiáveis.

Em 2018, o empresário Oscar Maroni, dono de uma famosa boate em São Paulo, pagou cerveja grátis quando Lula foi preso. Não há qualquer tipo de notícia que aponte para uma ação parecida por parte de Luciano Hang. Ou seja: a informação “brotou” em redes sociais.

Esse era o “caminho difícil” (na realidade, nem é tanto assim). O caminho fácil é executar o suposto vídeo do anúncio de Luciano Hang. Ao contrário do que se imagina, não é a voz do dono da Havan que aparece. O que surge é o famigerado “gemidão do WhatsApp”.

Resumindo: além de se tratar de uma pegadinha, é falsa a informação que aponta que Luciano Hang, dono das lojas Havan, vai distribuir cerveja se Bolsonaro vencer as eleições. Trata-se de uma isca para enganar os ébrios mais ingênuos.

PS: Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso