Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Donald Trump manda deportar mãe de Hugo Chávez dos EUA #boato

Donald Trump manda deportar mãe de Hugo Chávez dos EUA #boato

Boato – Presidente dos EUA, Donald Trump, mandou deportar Elena Frias de Chávez, a mãe de Hugo Chávez, de volta para a Venezuela.

A situação na Venezuela segue sendo comentada pela imprensa internacional. É quase um assunto de cobertura cotidiana, salvo quando um acontecimento ou outro  (como, por exemplo, o recente atentado sofrido por Nicolás Maduro durante um pronunciamento) ganha cobertura mais intensa.

O ponto é que a situação da Venezuela chama a atenção da imprensa, bem como de opositores a Nicolás Maduro e de seu antecessor, Hugo Chávez. E são, justamente esses opositores que fizeram ecoar na internet uma história bem estranha sobre deportação envolvendo a mãe do falecido presidente da Venezuela.

De acordo com o que estão compartilhando em redes sociais e sites, Elena Frias de Chávez, mãe de Hugo Chávez, foi deportada dos Estados Unidos por  Donald Trump. Em uma montagem com a foto da mãe de Chávez, aparece a frase: “Trump manda deportar a mãe de Chavez dos EUA. Comunistas sanguinários, fazem o povo de escravos e vao viver no pais mais capitalista do planeta. Socialistas do capeta. Parabéns Trump”. Confira algumas reações que compartilham a suposta foto da mãe de Chávez quando foi deportada:

Versão 1: “Parabéns Donald Trump pelo belíssimo trabalho. Manda essa corja de volta ao seu país.” Versão 2:“Trump manda a mãe de Hugo Chaves de volta pra Venezuela kkkkkkkkkkkkk. bom que meus coleguinhas esquerdistas podiam fazer isso tbm, já que o comunismo socialista é tão lindo assim.” Versão 3: “ISTO PRECISA COMEÇAR A ACONTECER NO BRASIL. *Donald trump deporta Mãe de Hugo Chavez.”

Donald Trump mandou deportar mãe de Hugo Chávez dos Estados Unidos para a Venezuela?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A alegria de muitos com a deportação de uma mulher venezuelana só não é mais peculiar do que a origem desse texto. Mas, antes de falar melhor de onde essa história saiu, vale destacar logo que ela não é verdadeira. Agora vamos aos detalhes.

Pois bem, a foto montagem segue à risca a cartilha da boataria na internet. Uma imagem de cunho sensacionalista, junto com uma mensagem vaga, politizada e alarmante. Será que já não vimos isso antes? Claro que sim. Além de não mencionar quando (uma informação relevante em se tratando de uma notícia) a mensagem também é repleta de erros ortográficos e não cita fontes confiváveis.

Como a foto parece ser o print de uma notícia de internet, fomos olhar o site que publicou essa história primeiro. Basta cinco minutos na página para perceber o quanto ela suspeita. O site é cheio de pop-us estranhos. Entre os conteúdos há diversas notícias falsas. E mais, no site tem até uma editoria de previsões (cartomancia, tarô, vidência etc) sobre o futuro da Venezuela.

Agora quando procuramos por qualquer repercussão na imprensa sobre a deportação da mãe de Chávez, simplesmente não encontramos nada. E claro que se algo dessa magnitude (estamos falando de Trump e da mãe de uma das figuras mais importantes da história recente da América Latina) ocorresse, a mídia jamais deixaria de comentar. Palavra de jornalista.

Por fim, sobre a fotografia, ao que tudo indica ela foi tirada durante o funeral de outro Chávez, o prefeito Aníbal Chávez, irmão do presidente Hugo. A senhora da imagem realmente é a mãe de Hugo Chávez, mas a foto não foi tirada quando ela estava sendo deportada nem nada do tipo.

Resumindo, não é verdade que a mãe de Hugo Chávez foi deportada dos Estados Unidos, a mensagem é bastante polêmica e nenhum veículo de confiança falou do ocorrido. Ou seja, é mais uma história falsa que circula na internet. Vamos para a próxima.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164