Diretor da Globo Carlos Henrique Schroeder se demitiu após entrevista de Bolsonaro #boato

Boato – Vídeo mostra depoimento de Carlos Henrique Schroeder, diretor da Globo que se demitiu após entrevista de Jair Bolsonaro na Globo News.

As eleições estão, aos poucos, esquentando. O clima de embate, que deve se acirrar a partir do dia 16 de agosto de 2018 (com o início da propaganda eleitoral), começa a transparecer. Alguns eventos televisivos deram a tônica até o momento do que está por vir. Um deles foi a entrevista do candidato Jair Bolsonaro (PSL) a jornalistas da Globo News.

A coisa ficou tão quente após a entrevista, que teve até “direito de resposta da emissora contra uma afirmação do candidato”, que um vídeo que rolava há algum tempo na internet voltou a circular. Ele seria um depoimento de Carlos Henrique Schroeder.

Desta vez, ele é apresentado como o diretor que se demitiu após entrevista de Bolsonaro. “A gravação é do Diretor do Fantástico, Carlos Henrique Schroeder, que se demitiu da Globo. Entenda o que aconteceu na Globonews na entrevista com Bolsonaro”, diz a mensagem. Olha o vídeo:

Diretor da Globo Carlos Henrique Schroeder se demitiu após entrevista de Bolsonaro?

Esperamos que você seja um dos leitores fieis do Boatos.org. Se você é, já deve saber que esse vídeo fez parte de um desmentido muito parecido publicado em agosto do ano passado. Na ocasião, o nome do diretor Luiz Nascimento era citado como a pessoa que criticou a série Os Dias Eram Assim. Em novembro do ano passado, o mesmo vídeo começou a circular como “Carlos Henrique Schraeder”.

Só essas informações já nos fazem chegar a duas conclusões. 1) Se o vídeo era antigo, obviamente a pessoa que gravou não se demitiu após a entrevista de Jair Bolsonaro na Globo News. 2) Esse é mais um boato que se modificou. Por isso, vamos usar explicações anteriores (com algumas adaptações) para falar da história. Confere aí:

Apesar de o vídeo ser verdadeiro, o homem que detona a novela NÃO É diretor do Fantástico. Trata-se de James Akel, um jornalista, produtor e escritor brasileiro que sequer trabalha na Rede Globo. As pessoas reutilizaram essa história de demissão do diretor do Fantástico para viralizar o vídeo de uma crítica sobre a produção da Globo e enaltecer a Ditadura Militar. Aliás, quanto ao conteúdo do vídeo e a opinião do jornalista, não entraremos em detalhes. Afinal, a liberdade de expressão é um direito de todos no Brasil.

A segunda parte também é óbvia. Para começar, o nome descrito no texto é errado. Carlos Henrique Schroeder não é nome certo do “diretor da Globo”. O nome é Carlos Henrique Schroder (Carlos Henrique Schroeder é um escrito). O segundo ponto é o que fala que ele se demitiu. A informação também é falsa. O máximo que aconteceu foi uma notícia no início do ano passado que falava que ele poderia deixar a emissora em agosto. Passou o ano e Schroder ainda está à frente da emissora.

Resumindo: a história que aponta que um diretor da Globo se demitiu e soltou o verbo após entrevista de Jair Bolsonaro na Globo News é falsa. Trata-se de mais um boato antigo que foi “repaginado” para voltar a circular na web.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Diretor da Globo Carlos Henrique Schroeder se demitiu após entrevista de Bolsonaro #boato

  • 13/08/2018 em 08:02
    Permalink

    Não deu para entender nada nessa materia, sem pé sem cabeça

    Resposta
  • 12/08/2018 em 16:29
    Permalink

    Sendo ou não sendo diretor da Globo ou qualquer outro lixo de emissora, o cidadão não falou nenhuma mentira. Ele apenas corrigiu a versão dos comunistas sobre a intervenção militar em 64.

    Resposta
  • 12/08/2018 em 13:23
    Permalink

    Uma pessoa que afirma que houve “ditadura militar” e tem como um dos patrocinadores o app da Globo, e mostra seu viés político explícito, tbem tem credibilidade zero,

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)