Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Diplomata brasileiro ligado a Lula não foi preso na Turquia após polícia encontrar cocaína em carro diplomático

Diplomata brasileiro ligado a Lula não foi preso na Turquia após polícia encontrar cocaína em carro diplomático

Diplomata brasileiro ligado a Lula foi preso com cocaína na Turquia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Polícia da Turquia prendeu diplomata brasileiro com mais de 50kg de cocaína, após apreender carro diplomático

  Análise

Na última semana, a notícia de que a polícia da Turquia teria apreendido um carro diplomático brasileiro chocou o mundo. O motivo? As autoridades teriam encontrado 55kg de cocaína dentro do veículo, que pertencia à embaixada do Brasil na Bulgária.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, além do carro, a polícia da Turquia também teria prendido um diplomata brasileiro, ligado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estaria no carro. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

“Diplomata brasileiro do Lula e preso na Turquia com mais de 50 k de cocaína, mais um funcionário do PT, e agora Lula explica aí como a cocaína foi chegar na Turquia, anteriormente foi o piloto, agora o diplomata, Lula usa suas viagens internacionais para traficar drogas, essa mensagem tem que chegar a CIA, e aí FBI, para todo mundo ficar sabendo que o Molusco de 9 dedos e chefe de uma grande Facção do Narcotrafico”.

A história viralizou nas redes sociais, em especial, em grupos bolsonaristas e conservadores no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, a publicação apresenta alguns detalhes que colocam a história em xeque, como o caráter vago (mesmo com a notícia da apreensão do carro diplomático, a história não apresenta nomes ou indícios de quem seja essa pessoa), alarmista (tentando conectar Lula a um crime), a falta de fontes confiáveis (como alguma nota da Embaixada do Brasil) e a ausência desse detalhe em notícias de veículos de comunicação confiáveis.

A partir disso, investigamos essa história a fundo para responder se essa história é verdadeira ou não: 1) Houve um caso de prisão de cocaína em um carro diplomático brasileiro na Turquia? 2) Um diplomata brasileiro foi preso na Turquia por estar com cocaína no carro? 3) Lula usa viagens internacionais para traficar drogas?

Checagem

Houve um caso de prisão de cocaína em um carro diplomático brasileiro na Turquia?

Sim. Como já explicamos no início do texto, no dia 26 de outubro de 2023, o Ministério das Relações Exteriores informou que um carro diplomático brasileiro foi apreendido por autoridades turcas, na tríplice fronteira entre Bulgária, Turquia e Grécia. Na oportunidade, as autoridades encontraram 55kg de cocaína dentro do veículo.

O carro pertencia à embaixada brasileira em Sófia, na Bulgária. De acordo com as embaixadas brasileiras em Sófia (Bulgária) e Ancara (Turquia), o carro foi roubado e retirado da embaixada sem autorização por um funcionário local da embaixada, que já foi demitido. Não há qualquer indício de participação de brasileiros. Ainda segundo os comunicados divulgados, a embaixada comunicou o roubo às autoridades búlgaras antes da polícia apreender o veículo.

Um diplomata brasileiro foi preso na Turquia por estar com cocaína no carro?

Não. Ao contrário do que aponta a história, nenhum diplomata ou funcionário brasileiro foi preso durante a abordagem da polícia turca. Na verdade, duas pessoas foram presas na oportunidade: o motorista e um passageiro, acusados de tráfico de drogas. Porém, nenhum deles era brasileiro ou fazia parte da embaixada do Brasil na Bulgária.

Lula usa viagens internacionais para traficar drogas?

Não. A acusação, além de grave, é leviana. Não existe qualquer indício ou prova de que Lula tenha traficado drogas em suas viagens internacionais. E se alguém o está acusando, precisa provar o que diz. Vale destacar que, em 2019, acusações parecidas também foram feitas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e foram desmentidas aqui no Boatos.org.

Conclusão

Enganoso 😈

Nenhum diplomata brasileiro, ligado a Lula, foi preso com 55kg de cocaína na Turquia. No dia 26 de outubro de 2023, o Ministério das Relações Exteriores informou que um carro diplomático brasileiro foi apreendido na Turquia com 55kg de cocaína. Na oportunidade, a embaixada brasileira em Sófia, na Bulgária, explicou que o carro havia sido roubado dias antes por um funcionário local, búlgaro, que já havia sido demitido.

A embaixada também comunicou o fato às autoridades búlgaras. Durante a apreensão, o motorista e um passageiro foram presos sob acusação de tráfico de drogas. Nenhum deles era brasileiro ou tinha ligação com o diplomata brasileiro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)