Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Diplomação de Lula foi falsa porque não saiu no Diário Oficial #boato

Diplomação de Lula foi falsa porque não saiu no Diário Oficial #boato

Diplomação de Lula foi falsa porque não saiu no Diário Oficial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Agora vai! Bolsonaro ainda não decretou a intervenção militar porque foi feita uma armadilha contra ele. A diplomação de Lula no dia 12 de dezembro foi falsa. Bolsonaro só poderá agir após a diplomação.

Acabamos de ver que as fake news que incitam para ações antidemocráticas voltaram com força na internet. Com o intuito de manter algumas pessoas com esperanças de um golpe no Brasil, histórias apontam que “agora vai” e Bolsonaro vai decretar intervenção militar no Brasil.

Uma das histórias, que está circulando por meio de prints de mensagens no WhatsApp, aponta que a diplomação de Lula não passou de uma “farsa”. Isso teria ocorrido porque o evento do dia 12 de dezembro de 2022 não saiu no Diário Oficial.

A partir daí, surgiu a informação de que isso tudo era uma “armadilha para Bolsonaro” porque ele só poderia “agir” após a diplomação de Lula. No final, a mensagem aponta que após o dia 22 de dezembro de 2022 Bolsonaro vai decretar a intervenção militar e provar a fraude nas eleições. Leia:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O Lula não foi diplomado no dia 12. Não saiu no diário oficial. Foi uma armadilha para ver se o PR agia. Ele tem que agir depois da diplomação. Então provavelmente será no dia 19, depois da diplomação de fato. A diplomação do Lula não saiu no diário oficial. INFORMACAO IMPORTANTE A ultima diplomacao ocorre em 21/12. Bolsonaro só pode agir a partir de 22/12. A. Moraes tá fazendo de tudo pra Bolsonaro agir antes dessa data. Ele quer guerra civil. É a única saída deles.

Patriotas de todo Brasil, fiquem firmes e atentos, pois o “Sistema” fará de tudo para que Bolsonaro e as FFAAs ajam antes do dia 19/12/22 afim de colocar tudo a perder, inclusive a diplomação de seus aliados. Será um calvário que teremos que passar até o dia 19/12/22. Por isso é de SUMA IMPORTÂNCIA que nos dias 17, 18 e 19/12 TODOS OS MILHÕES QUE NÃO VOTARAM NO LADRÃO simplesmente LOTEM as frentes de todos os QGs do Brasil

Você que nunca foi vá e leve toda a família! Tire essa bunda do sofá e pare de mimimi e faça a sua parte! Só venceremos esse sistema se o povo de fato entender o que está acontecendo e se unir! Vamos apoiar o Bolsonaro e as FFAAs até o último segundo, pois é tudo o que podemos fazer no momento! Nos encontramos lá… O DIA D é quinta feira 22/12 Recebi um áudio que diz: um passarinho me contou que teremos presente de Papai Noel 4 ou 5 dias antes do Natal…25-4 = 21 Madrugada do dia 22

Diplomação de Lula foi falsa porque não saiu no Diário Oficial?

Como vocês viram, a mensagem tinha como objetivo incitar manifestantes de atos antidemocráticos. Não sabemos se o objetivo foi atingido (até porque a argumentação é bem fajuta), mas o fato é que a história em questão não procede.

Para começar, temos que falar que esta história de “prazo para Bolsonaro agir” é uma falácia. Qualquer tipo de ação que vise a intervenção militar ou mesmo a manutenção de Bolsonaro no poder configura um golpe e é inconstitucional.

Bolsonaro não pode decretar intervenção militar e não poderá fazer isso no dia 22, 23 ou 37 de dezembro. O que as pessoas estão pedindo nos quartéis é algo que não está previsto na lei. Isso derruba a tese de que o TSE e Lula armaram a diplomação para fazer uma armadilha para Bolsonaro.

Não bastasse isso, temos algo “chocante” para lhe revelar: a diplomação de Lula não foi falsa. De acordo com o TSE e com as leis que tangem as eleições (aqui e aqui), não há qualquer previsão de publicação da diplomação no Diário Oficial da União (afinal, a diplomação é uma ação da Justiça Eleitoral).

A diplomação nada mais é do que a entrega de um certificado de que os candidatos estão aptos a tomar posse. Não há nada de publicação no DOU.

Vale apontar que, ao buscar em fontes confiáveis sobre a tal informação de que a “posse foi falsa”, nada encontramos. Ou seja: assim como outras fake news, a história brotou em redes sociais bolsonaristas e não tem nexo com a realidade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a diplomação de Lula foi falsa por não ter saído no Diário Oficial da União e que tudo não passava de uma armadilha para Bolsonaro. Trata-se de mais uma teoria sem pé nem cabeça que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso