Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma vai ser presidente da Petrobras no novo governo Lula #boato

Dilma vai ser presidente da Petrobras no novo governo Lula #boato

Dilma vai ser presidente da Petrobras no novo governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula acabou de escolher a ex-presidente Dilma Rousseff para ser a presidente da Petrobras. Ela vai assumir a estatal no novo governo. 

Em um momento no qual está sendo decidido quem serão os novos nomes para compor o governo Lula, o que não tem faltado são especulações sobre quem assumirá ministérios e estatais. O grande problema é que, em alguns casos, os nomes que circulam na internet vão muito além da questão da especulação. São invenção mesmo.

Uma das histórias que têm circulado online aponta que a ex-presidente Dilma seria a indicada por Lula para assumir a Presidência da Petrobras. Mensagens em redes sociais de pessoas que não nutrem simpatia por Lula estão circulando com comentários ácidos. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: DILMA PODE SER ANUNCIADA PARA O COMANDO DA PETROBRAS. Das Táticas que o Bolsonaro usou pra colocar só gente inteligente, o mesmo esta sendo feito, só que dessa vez pra Destruir de vez o Brasil Versão 2: Achou que não podia piorar… Dilma Rousseff tá cotada pra presidir a PETROBRAS! Versão 3: Não é piada lula escolheu Dilma pra presidente da Petrobrás

Dilma vai ser presidente da Petrobras no novo governo Lula?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história e, principalmente, comentários ácidos sobre ela circularam com todas as forças na internet. Porém, a informação que aponta que Dilma Rousseff foi escolhida como nova presidente da Petrobras, pelo menos por enquanto, não procede.

Falamos lá no início do texto que não têm faltado especulações sobre nomes que iriam para o novo governo Lula. No caso da relação Dilma-Petrobras, a mensagem que aponta que ela seria a nova presidente da estatal nem chega ao status de especulação.

Quando falamos em especulação (e tem setores da mídia que adoram isso), estamos falando de uma informação não confirmada dada como possibilidade por uma fonte. Em alguns casos, a imprensa acerta. Em outros, ela acaba errando (normalmente, é usada pela fonte que deu a informação não confirmada).

No caso de Dilma, o nome não está sequer apresentado como “cotados” para assumir a Presidência da Petrobras. No campo da especulação, o nome mais cotado é do senador petista pelo Rio Grande do Norte Jean Paul Prates. Não há qualquer fonte minimamente confiável que crave Dilma entre os nomes para a estatal.

É possível, como aponta estas duas matérias (aqui e aqui), Dilma tenha algum cargo no governo de Lula. Porém, a Petrobras está descartada deste rol por conta, de acordo com os conteúdos, com o desgaste político que a ex-presidente ainda enfrenta. Ela poderia assumir um cargo de segundo escalão ou ser embaixadora no exterior.

Ao procurar pela “fonte da informação” que apontaria que Dilma seria a nova presidente da Petrobras, só encontramos perfis bolsonaristas que, por sinal, já compartilharam outras informações erradas. Ou seja: não dá para confiar.

No momento, o quadro é o seguinte: não há definição de nomes do novo presidente da Petrobras. Mesmo assim, o nome de Dilma não está entre os mais cotados. A ex-presidente pode assumir um cargo no governo, mas dificilmente será um cargo de exposição como a Presidência da estatal. A informação, por sinal, não passa de um boato (no significado mais genuíno do termo).

Resumindo: não procede a informação que aponta que Dilma vai assumir a Presidência da Petrobras. Assim como outros boatos que envolvem o nome da ex-presidente e o governo Lula (como a fake news que apontava que ela iria assumir o ministério da Economia), a informação brotou entre oposicionistas e não tem um lastro na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso