Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma pede a Michelle Bolsonaro potes de Tupperware do Palácio da Alvorada #boato

Dilma pede a Michelle Bolsonaro potes de Tupperware do Palácio da Alvorada #boato

Dilma pediu a Michelle Bolsonaro potes de tupperware do Palácio da Alvorada, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ex-presidente Dilma Rousseff pediu à primeira-dama Michelle Bolsonaro potes de Tupperware deixados no Palácio da Alvorada.

Dizem por aí que “alegria de adulto” é pote de Tupperware devolvido. Não vamos entrar no mérito da máxima citada acima, mas o fato é que o utensílio tem sido, de acordo com um texto que circula por aí, alvo de uma disputa presidencial.

Mensagens em redes sociais, sites e vídeos no YouTube (narrados com voz automática) apontam que a ex-presidente Dilma Rousseff fez, por meio de sua assessoria, um pedido: que Michelle Bolsonaro devolvesse seis potes de Tupperware deixados no Palácio da Alvorada. Leia:

Dilminha é gente como a gente!!! Dilma pede a Michelle Bolsonaro potes de Tupperware deixados no Palácio da Alvorada. A ex-presidenta Dilma Rousseff solicitou por meio de sua assessoria em nota a devolução de potes de Tupperware originais deixados no Palácio da Alvorada, segundo Dilma os seis potes foram presentes ganhados por ela durante seu mandato como presidente.

Dilma pediu a Michelle Bolsonaro potes de Tupperware do Palácio da Alvorada?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A mensagem aponta ainda que Michelle foi muito solícita e até lavou os potes (que estavam sujos em janeiro) antes de devolver. Seria lindo se não fosse um detalhe: a história (apesar de divertida) é falsa.

Mais uma vez, um monte de sites resolveram compartilhar a informação como real sem olhar para a fonte da informação. Se olhassem, saberiam que a notícia foi publicada no site de humor Otarionista. Só para você se ligar, a página (Uma paródia do Antagonista) tem como lema “fake news de verdade”.

É importante citar que enquanto a matéria ficou apenas no Otarionista (página que deixa claro que produz artigos fictícios) não foi considerada fake news. Isso só aconteceu quando a história começou a ser compartilhada em outras páginas sem o aviso prévio.

Só por desencargo de consciência, resolvemos buscar por mais detalhes sobre o assunto nas páginas oficiais das redes sociais da ex-presidente e da atual primeira-dama. Como imaginávamos, nada encontramos sobre devolução de Tupperware, na de assessoria ou qualquer outra coisa relacionada ao assunto.

Resumindo: a história que aponta que a ex-presidente Dilma Rousseff pediu à primeira-dama Michelle Bolsonaro potes de Tupperware é falsa. Nasceu em um site de sátiras e começou a ser compartilhada como real (de forma inocente ou não) por outros sites, vídeos do Youtube e perfis em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.