Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Dilma tenha sido escolhida como nova ministra da Defesa de Lula

É falso que Dilma tenha sido escolhida como nova ministra da Defesa de Lula

Dilma será a nova ministra da Defesa do governo Lula em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – José Múcio sai em fevereiro de 2024 e a nova ministra da Defesa de Lula será a ex-presidente Dilma Rousseff.

Análise

Está circulando na internet uma mensagem que aponta para algo que iria acontecer em uma suposta reforma ministerial do governo Lula em 2024.

De acordo com a mensagem, que está circulando por meio de prints em redes sociais, José Múcio Monteiro iria sair do Ministério da Defesa e seria substituído por ninguém menos do que a ex-presidente Dilma Rousseff. Leia uma das mensagens que circula online:

Você acha que está ruim, Dilma será a ministra da defesa, somos muito covardes, a terrorista, assassina do Soldado Mario Kozel Filho, assaltante de bancos e agora ministra comandante e chefe das FFAA, responsável pela defesa institucional e territorial do Brasil. Portal Militar Múcio sai em fevereiro e Dilma Rousseff assume como Ministra da Defesa: reformulação nos currículos das academias militares by 100 Verdades & Humor 25/12/2023

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Lula escolheu Dilma Rousseff para ser a nova ministra da Defesa em 2024? 2) Haverá mudanças no Ministério da Defesa no governo Lula em 2024? 3) Dilma é a assassina do soldado Mario Kozel?

É verdade que Lula escolheu Dilma Rousseff para ser a nova ministra da Defesa em 2024?

Não é verdade. A própria mensagem e um pouco de lógica já começam a entregar a farsa. O site não existe, a notícia não consta em nenhuma fonte confiável. Além disso, Dilma não tem o perfil para ser ministra da Defesa (é uma área, inclusive, que ela não é cara) e está bem como presidente do Banco dos Brics.

Haverá mudanças no Ministério da Defesa no governo Lula em 2024?

É possível que sim. De acordo com esta matéria do Metrópoles, é possível que haja algumas mudanças em ministérios (inclusive no da Defesa). Mais uma vez, não há nada certo e o nome de Dilma não foi cogitado por nenhuma fonte séria.

Dilma é a assassina do soldado Mario Kozel?

Não é. Na realidade, o que foi escrito não passa de uma fake news antiga. O Boatos.org, inclusive, já desmentiu essa história em 2019. Também é falso que Dilma tenha sido uma “assaltante de bancos”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Dilma será escolhida como nova ministra da Defesa em 2024 no Brasil. A história que está circulando brotou do nada e está viralizando com força na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)