Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Dias Toffoli tenha derrubado a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

É falso que Dias Toffoli tenha derrubado a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

Dias Toffoli derrubou a inelegibilidade de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Dias Toffoli derrubou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, que poderá concorrer em 2026.

Análise

Uma decisão do ministro Dias Toffoli sobre Renato Cozzolino (prefeito de Magé) está repercutindo com muita força entre simpatizantes e até detratores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Muitas pessoas começaram a falar que decisão de Dias Toffoli de permitir que Cozzolino concorresse nas próximas eleições poderia abrir espaço para a inelegibilidade de Bolsonaro ser derrubada.

Algumas mensagens foram além disso: tem gente apontando que Dias Toffoli derrubou a inelegibilidade do ex-presidente. “Dias Toffoli anula inelegibilidade aplicada pelo TSE, fio de esperança. Efeito águias!!! E vc acha que nada está acontecendo nos bastidores!!! Bolsonaro elegível…”, diz uma das mensagens.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Como houve muita distorção na história, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo. E será feita respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Dias Toffoli derrubou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro? 2) A decisão de Dias Toffoli abre caminho para a inelegibilidade de Bolsonaro ser derrubada? 3) Há chances de Bolsonaro concorrer nas próximas eleições?

É verdade que Dias Toffoli derrubou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro?

Essa é a informação falsa mais óbvia que estamos desmentindo. A decisão do ministro não tem qualquer relação com Bolsonaro. O ex-presidente continua inelegível devido a decisão do TSE e, pelo que está posto, ele só poderia concorrer em uma eleição em 2030.

A decisão de Dias Toffoli abre caminho para a inelegibilidade de Bolsonaro ser derrubada?

Está questão é um pouco mais complicada, mas, a priori, a resposta é não. De acordo com o Estadão, que por meio do Estadão Verifica, fez um artigo de checagem, especialistas apontavam que os dois casos são distintos. Isso porque Renato Cozzolino foi julgado inocente pela acusação. Logo, a única forma de Bolsonaro ter a inelegibilidade derrubada seria ser inocentado. E isso não passa do óbvio, por sinal.

Há chances de Bolsonaro concorrer nas próximas eleições?

Há. Mas não são tão grandes. Na realidade, Bolsonaro precisaria reverter as inelegibilidades impostas pelo TSE e ainda ser inocentado de todas as acusações que recaem sobre ele. Ou seja: é possível, mas não é provável.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Dias Toffoli tenha derrubado a inelegibilidade de Bolsonaro. A decisão dele sobre Renato Cozzolino não muda a situação do ex-presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).