Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Demétrio Magnoli tenha sido demitido da GloboNews após fala sobre Moro

É falso que Demétrio Magnoli tenha sido demitido da GloboNews após fala sobre Moro

Demétrio Magnoli foi demitido da GloboNews após fala sobre Moro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O comentarista político Demétrio Magnoli foi demitido da GloboNews após fala em que cita Sérgio Moro.

Análise

Muita da programação dos canais de TV “all news” (com notícias o tempo todo) acaba sendo preenchida por colunistas que colocam a sua opinião (nem sempre convergentes). Mesmo com o espaço para opiniões (em níveis diferentes a depender de cada emissora) distintas, parece que algo ocorreu na GloboNews.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, o comentarista Demétrio Magnoli teria sido demitido da Globo por conta de uma fala que fez com elogios ao senador Sérgio Moro. Ele teria, ainda de acordo com a mensagem, postado uma mensagem de despedida. Leia a mensagem:

Após essa fala, comentarista da Globolixo News Demetrio Magnoli é demitido. “Gostaria de informar aos amigos que eu não faço mais parte da @GloboNews. Sou muito grato por tudo que aprendi e por todas as amizades que fiz. Em breve anunciarei aqui meus novos projetos.”

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

Pelo que vimos, o conteúdo foi muito compartilhado por pessoas de direita (a mais ligada a Moro) e também por simpatizantes de Lula (que odeiam Moro). Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo e responder às seguintes perguntas: 1) O que Demétrio Magnoli falou sobre Sérgio Moro? 2) É verdade que a GloboNews demitiu Demétrio Magnoli por causa da fala em questão? 3) Haveria motivo para a GloboNews demitir o comentarista por conta disso?

O que Demétrio Magnoli falou sobre Sérgio Moro?

O comentário em questão foi feito no programa Em Pauta, da GloboNews, no dia 1º de abril de 2024. Na fala, ele diz que considera injusto que um mandato eleito pelo voto popular seja cassado por “seis juízes” em uma discussão “bizantina”.

Ao final, ele cita que a “soberania popular” estaria dando lugar à soberania de juízes. o conteúdo foi publicado no próprio perfil da GloboNews no dia e pode ser visto abaixo:

É verdade que a GloboNews demitiu Demétrio Magnoli por causa da fala em questão?

Não é verdade. Não só (como vocês viram) a GloboNews republicou a fala dele em redes sociais como também ele continuou participando da programação da emissora mesmo depois da história começar a circular na internet.

Não há qualquer anúncio oficiais de que Demétrio Magnoli tenha sido demitido da emissora após a opinião em questão.

Haveria motivo para a GloboNews demitir o comentarista por conta disso?

Não. Primeiro, porque o que Demétrio Magnoli disse não é nenhum crime tampouco incentiva qualquer crime. Obviamente, trata-se de uma opinião que não é consenso (pelo contrário, é muito atacada por pessoas que não nutrem simpatia por Moro).

Porém, a ideia de programas de debates é justamente mostrar essa pluralidade para que sejam fomentadas discussões e também que diversas visões sejam expostas. Neste sentido, podemos analisar que não valeria discussão.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Demétrio Magnoli tenha sido demitido da GloboNews após fazer um comentário sobre Sérgio Moro. A história surgiu “do nada” e não há qualquer anúncio oficial. Além disso, ele continua participando normalmente dos programas da emissora.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).