Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Delegado da PF convoca para manifestação no próximo dia 4 de dezembro #boato

Delegado da PF convoca para manifestação no próximo dia 4 de dezembro #boato

Boato – No próximo dia 4 de dezembro de 2018, será realizada uma grande manifestação contra a corrupção no Brasil todo. O delegado Jorge Pontes, da Polícia Federal gravou convocação.

A beira de uma troca de governo, um dos assuntos que mais continua em voga no cenário político brasileiro é a corrupção e as ações de combate a ela. Neste cenário, um vídeo gravado por um delegado da Polícia Federal pedindo a “mobilização do povo” está tomando conta da internet.

Tem circulado no Facebook e no WhatsApp (principalmente) uma filmagem do delegado Jorge Pontes fazendo uma convocação para uma manifestação contra a corrupção no “próximo dia 4 de dezembro”. Na filmagem, o delegado aponta que é importante a presença de todos para que a Lava Jato não perca a força. Leia as mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Escutem o que esse delegado da policia federal está dizendo sobre o congresso nacional. Dia 04/12 vamos todos para as ruas numa manifestação gigantesca contra esses corruptos que estão votando leis para livra-los da cadeia Versão 2: Delegado da Policia Federal pede ao Povo Brasileiro para Manifestação no dia 04/12 contra o Congresso Nacional, querem liquidar com a Lava Jato.

Delegado da PF está convocando para manifestação no próximo dia 4 de dezembro?

Tem muita gente preparando a camiseta amarela e a bandeira do país para ir às ruas. Mas calma lá. Essa história de manifestação no próximo dia 4 de dezembro não procede. Ou melhor, é de um “próximo que já passou”. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Se você prestou atenção no vídeo, o delegado não menciona “qual 4 de dezembro” que a manifestação deve acontecer. E por incrível que pareça, a informação sobre a data correta da manifestação estava a apenas um clique de distância.

Bastou uma busca no Google para descobrirmos duas coisas. O delegado Jorge Pontes, de fato, fez uma convocação real para uma manifestação. Só tem um detalhe: ela ocorreu em 2016. Isso mesmo! No vídeo abaixo, é possível ver que a data da postagem é 24 de novembro de 2016.

A segunda coisa que descobrimos foi que o chamado para o protesto foi bem sucedido. Ao buscar sobre a manifestação em si, vimos que, de fato, ela ocorreu em 2016 e reuniu, de acordo com essa matéria da Agência Brasil, manifestantes em cerca de 200 cidades do país.

Só para ter certeza, procuramos o perfil do delegado (aposentado) para saber se, de fato, ele estava fazendo alguma convocação para 2018. Como é possível ver, não há nada de chamada para protesto.

Resumindo: não haverá manifestação contra a corrupção no próximo dia 4 de dezembro. O vídeo que está circulando na internet é de um pedido de presença por parte de um delegado aposentado da Polícia Federal para uma manifestação que ocorreu em 4 de dezembro de 2016.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.