Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Daniel Silveira anuncia que só vai contratar brancos caucasianos em seu gabinete #boato

Daniel Silveira anuncia que só vai contratar brancos caucasianos em seu gabinete #boato

Daniel Silveira anuncia que só vai contratar brancos caucasianos em seu gabinete, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Deputado Daniel Silveira, em fala racista, anuncia que só vai contratar pessoas brancas caucasianas para o seu gabinete. Negros ou qualquer pessoa com traço elevado de melanina não será contratada por ele.

De um lado, a prisão do deputado federal Daniel Silveira suscitou (como apontamos neste texto) uma série de notícias falsas sobre o STF e, principalmente, sobre o ministro Alexandre de Moraes. Porém (e como diz o poeta), “o pau que dá em Chico dá em Francisco”. A prova disso é que notícias falsas contra Daniel Silveira também estão circulando por aí.

Uma delas está em um vídeo no qual o deputado, de acordo com mensagens que acompanham o arquivo, teria anunciado que não contrataria negros para o seu gabinete. Ele teria anunciado que só contrataria “pessoas brancas caucasianas sem um traço elevado de melanina em sua pele qualquer coisa acima é do que difere brancos de negros”. Veja algumas da mensagens que circulam online:

Versão 1: Vomitando racismo e barbaridades eugenistas, o bolsonarista Daniel Silveira afirma que só contrata pessoas brancas em seu gabinete em vídeo vazado recentemente. Versão 2: “Qualquer coisa acima do que difere brancos de negros eu não aceitarei. Não quero negro no meu gabinete”, disse o parlamentar no vídeo. Versão 3: Só vou contratar pessoas brancas… Daniel Silveira (hoje deputado preso pela PF) disse a 5 anos atrás que só contrataria pessoas brancas em seu gabinete… Veja o vídeo.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 4: Vaza VÍDEO racista de Daniel Silveira: “Eu só vou contratar pessoas brancas” Vídeo compartilhado nas redes sociais, neste sábado (20) mostra o deputado bombadão e bolsominion Daniel Silveira (PSL-RJ) dando declarações racistas. Ele afirma que vai contratar para a sua assessoria parlamentar “pessoas brancas, caucasianas, sem um traço elevado de melanina em sua pele”. “Qualquer coisa acima do que difere brancos de negros eu não aceitarei. Não quero negro no meu gabinete”, disse o parlamentar no vídeo.

Daniel Silveira anunciou que só vai contratar pessoas brancas em seu gabinete?

O vídeo e os comentários não demoraram a viralizar na internet. Por isso, temos duas coisas para falar para você: 1) De fato, Daniel Silveira deu a declaração em questão. 2) Tratava-se de uma ironia durante um vídeo em que criticava cotas para negros no programa de trainee do Magazine Luiza.

Ao contrário do que aponta uma das versões da mensagem (que disse que o vídeo tem cinco anos), o vídeo foi, na realidade, gravado em setembro de 2020 e está disponível no canal do YouTube de Daniel Silveira. No início do vídeo, ele diz a seguinte frase (como vocês podem assistir abaixo, do trecho 0:00 a 0:17): “Eu só vou contratar o meu gabinete pessoas brancas caucasianas de maneira alguma com traço negro em sua pele qualquer tom de melanina acima do padrão caucasiano eu vou recusar”.

A partir da declaração, Daniel começa a fazer críticas à própria fala e repete: (a partir do 0:31 até 0:51) “Eu só vou contratar pessoas brancas caucasianas sem um traço elevado de melanina em sua pele qualquer coisa acima é do que difere brancos de negros Eu não aceitarei não quero negro no gabinete”.

A partir deste momento, ele começa a fazer críticas ao programa de trainee da Magazine Luiza exclusivo para negros (que não vamos entrar no mérito, pelo menos neste texto) para, no final, fazer uma crítica à própria fala que havia dito ironicamente. Ele, inclusive, anuncia que tem negros em seu gabinete (tempo de 13:37 a 14:02)

“No meu gabinete o meu melhor amigo tá lá negro né é um dos meus melhores amigos competentíssimo assessor, negro. Eu só fiz essa fala no início para você ver como boçal é como repugnante é só contratar pessoas brancas qualquer tom de melanina acima do aceitável para que seja branco. Negro eu não contrato mais Existe algum sentido para você? É claro que não”. Assista:

Com isso, podemos chegar à conclusão. A informação que aponta que Daniel Silveira anunciou que só vai contratar pessoas brancas em seu gabinete é falsa. Na realidade, o vídeo que está circulando na internet foi cortado e retirado de contexto. No vídeo original, ele faz, inclusive, críticas ao trecho em que, apenas por retórica, diz que não vai contratar negros em seu gabinete.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: