Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Damares ordena que animais de zoológico cubram partes íntimas #boato

Damares ordena que animais de zoológico cubram partes íntimas #boato

Boato – A ministra Damares Alves determinou que animais que estão em zoológico cubram as partes íntimas. Medida foi colocada em prática no zoológico de Brasília.

Já falamos aqui no Boatos.org que, dentre os 22 ministros do governo Bolsonaro, uma das mais passíveis a críticas é Damares Alves. Mas não é só isso: ela (até por se expor) também é alvo fácil de piadinhas e notícias falsas. E hoje vamos falar de mais um delas.

De acordo com publicações em redes sociais, Damares resolveu tomar uma medida radical nos zoológicos: fazer com que os animais cubram as partes íntimas. A história gerou inúmeros comentários em redes sociais e despertou (em alguns) críticas a ela. Leia três versões da mensagem que circula online:

Versão 1: A ministra Damares ordena que as partes íntimas de animais sejam cobertas. Ela disse ficar horrorizada vê uma cachorra lambendo-se . A Damares deve desmaiar no dia que encontrar uma cachorra e um cachorro engatados no meio da rua, e uma cachorrada ao redor em desejos. Versão 2: De onde veio esta Damares?Cobrir as partes íntimas dos animais…Rindo até essa extraterrestre cair.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 3: O Zoológico de Brasília amanheceu sob intenso esquema de segurança nesta terça-feira. Equipes da polícia, do governo federal e de uma fábrica de roupas para pets cercaram o local com intuito de cumprir uma ordem, dada pela ministra Damares Alves, para que as partes íntimas dos animais não ficassem mais a mostra. “É um absurdo o que acontece ali. Nem na Sapucaí se vê tanta genitália. E ainda na frente das criancinhas!”, disse a ministra em coletiva de imprensa em que todos os jornalistas do sexo masculino usaram terno azul, e as do sexo feminino usaram vestido rosa.

Damares ordena que animais de zoológico cubram partes íntimas?

Muita gente saiu por aí já criticando a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Mas será mesmo que Damares Alves resolveu tomar essa atitude nos zoológicos Brasil afora? É claro que a resposta é não. Vamos aos fatos.

Na verdade, a “resposta para o mistério” está na “versão 3” do boato. Enquanto as versões 1 e 2 são de comentários soltos criticando a atitude de Damares, a versão 3 é a cópia de uma matéria publicada no blog Piauí Herald. Detalhe: trata-se de um espaço de notícias fictícias hospedado na Revista Piauí. Se você quiser ler o texto na íntegra, é só olhar aqui.

Ou seja, as pessoas que saíram criticando Damares e se “indignando” se esqueceram de ler o rodapé da página. Olha o que está escrito: “o The Piauí Herald não é uma seção noticiosa, mas exclusivamente de humor, com sátiras da realidade política do Brasil”.

Vale fazer um esclarecimento: resolvemos fazer o desmentido apenas quando percebemos que a história começou a sair da seara da notícia satírica e começou a virar comentários críticos em redes sociais. Se as pessoas tivessem apenas compartilhado o link do Piauí Herald por aí com comentários como “kkk”, não precisaríamos fazer esse desmentido.

Resumindo: a história que aponta que a ministra Damares Alves ordenou que animais dos zoológicos tivessem as partes íntimas cobertas é falsa. A história surgiu em um site de humor e muita gente saiu “acreditando por aí”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.