Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Curso para professores no DF tem Freixo criticando Bolsonaro #boato

Curso para professores no DF tem Freixo criticando Bolsonaro #boato

Curso para professores no DF tem Freixo criticando Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra participação do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) em um curso obrigatório para professores no Distrito Federal. Ele teria falado que é preciso destruir Bolsonaro.

A possibilidade de se enviar vídeos diretamente em mensagens no WhatsApp facilitou, sem dúvidas, a comunicação. A facilidade, veio, infelizmente, com um ônus: a possibilidade de uma mesma mensagem falsa ter como ilustração diversos vídeos diferentes. É o caso da história de hoje, que aponta para um suposto curso obrigatório para professores do Distrito Federal.

Uma mensagem que fala sobre o tal curso (que teria como objetivo atacar Bolsonaro) se espalhou junto com um vídeo do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Na filmagem, Freixo fala que é preciso destruir o governo Bolsonaro e não apenas resistir. Leia algumas das versões da mensagem que circula online:

Versão 1: O ESQUERDISTA FREIXO, DEPUTADO FEDERAL PELO PSOL, EM REUNIÃO COM PROFESSORES DO DF, ORIENTANDO-OS A DOUTRINAREM CRIANÇAS E JOVENS CONTRA O PRESIDENTE BOLSONARO. É UM ESQUEMA DE GUERRA PARA DESTRUIR O GOVERNO. NÃO À TOA BOLSONARO ESTÁ SE CERCANDO DE MILITARES.

Versão 2: *Leiam isso:* relato de uma pessoa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Esses dias teve um *curso obrigatório* para todos os professores. Não tiveram aulas para as crianças, porque os professores estariam em *Curso de Formação.* Chegando lá, não foi permitida a entrada com celular. (Más sempre vai ter um que consegue e depois espalha)

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Passaram o dia inteirinho, do curso, ensinando como *atrapalhar ao máximo o Governo Bolsonaro*. Diziam que é para *doutrinar todas as crianças e adolescentes* contra o governo, fazer greve ao máximo que puder e *provocar a ira do presidente*. Quando o presidente reagir com policiamento, *é pra todos o acusarem de ditador e tentar o impeachment*.

Está sendo feito um esquema de guerra contra o governo. Vão começar pelas escolas e universidades, *e depois em todos os órgãos públicos*. Se tem conhecimento, que em Goiânia está tendo a mesma articulação. *Vamos repassar para ver se chega até ao Presidente!*

Curso para professores no DF tem Freixo criticando Bolsonaro?

Como é possível ver, muita gente ligou a fala de Freixo ao tal curso obrigatório para professores. Mas será mesmo que uma coisa tem a ver com outra? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem lembramos que ela foi utilizada em dois boatos já desmentidos aqui. Em dezembro de 2018, a mensagem circulou de forma “solta” e se mostrou falsa dado a ausência de registros sobre o tal curso. Em maio de 2019, a mensagem circulou com um vídeo de uma situação que nada tem a ver com curso de professores do Distrito Federal. Na ocasião, o vídeo em questão era de uma palestra em uma universidade de Pernambuco.

Como já sabíamos do histórico da mensagem, bastou fazer duas coisas para verificar a veracidade. A primeira foi checar se a Secretaria de Educação do Distrito Federal havia dado algum curso para professores. Como era de se imaginar, nada encontramos. A segunda foi procurar pela origem do vídeo de Freixo. Foi aí que descobrimos que a fala do deputado não foi feita no DF e nem em um curso para professores.

Ela foi feita em fevereiro de 2020, durante um evento que marcava os 40 anos do PT. A declaração dada no evento, que foi realizado no Rio de Janeiro, repercutiu e virou notícia (como vocês podem ver aqui e aqui). Nenhuma das notícias, por sinal, destacou que seria um curso para professores.

Resumindo: a história que aponta que o deputado Marcelo Freixo fez uma fala contra Bolsonaro em um curso para professores no Distrito Federal é falsa. A fala, na realidade, foi feita em um evento do PT.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/320iXsb