Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cotas para homossexuais em concursos públicos #boato

Cotas para homossexuais em concursos públicos #boato

Boato – Projeto de lei prevê 15% de vagas em concursos públicos para homossexuais.

O Congresso nem começou ainda a trabalhar em 2016, e o que já apareceram de projetos de lei (falsos) na internet. Só neste mês de janeiro de 2016 já falamos sobre “licença-maternidade”,prisão para quem amamentar” e outras coisas mais. A informação nova que pinta na web aponta que agora vão criar cotas para gays em concursos públicos. Leia texto que circula online:

Cotas para gays em concurso público, diz boato
Cotas para gays em concurso público, diz boato

Homossexuais terão cota em concursos públicos: Projeto de lei estabelece cota de 15% das vagas dos concursos públicos federais para homossexuais e transexuais. Bissexuais continuam na luta pelo benefício mas ainda não foram contemplados no texto base do projeto.

Mais um projeto de lei do Congresso Nacional está causando polêmica na comunidade evangélica brasileira. O projeto que prevê cotas de 15% para homossexuais e transexuais em concursos públicos federais é alvo de severas críticas da bancada evangélica, mas dificilmente será barrado antes da aprovação. Depois de ser aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) seguirá para votação em abril e já conta com o apoio de 254 deputados federais.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Projeto de autoria do deputado Marquinhos Freire (PT – BA) não foi tão bem recebido pela comunidade LGBT, pois ele só contempla com as cotas homossexuais e transexuais. A Federação Brasileira dos Bissexuais exige que a lei abrace também esta orientação que é vítima de preconceito dobrado. Outra queixa é que as cotas são de apenas 15%, segundo o movimento LGBT o justo seria pelo menos 25% das vagas.

A história tem enganado muita gente online (dado o número de compartilhamentos que tem rolado nas redes sociais). Porém, a informação da lei é falsa. E assim como nos outros casos de “leis balelas”, não foi muito difícil de desmentir.

O primeiro e preponderante ponto é a fonte da informação. Apesar de ter rolado na internet por muitos lugares, o site que publicou o conteúdo foi o Enfu. Este blog de humor já é conhecido aqui no Boatos.org pela categoria “Shownarlismo”, em que publica informações falsas. Se você pesquisar o nome do tal deputado, vai notar que ele não existe.

Olhando o site da Câmara, tentamos ver se achamos alguma informação sobre “cotas para homossexuais” ou “cotas para gays”. Como você pode imaginar, não encontramos nada. Nem lei e nem projeto.

Sendo assim, podemos afirmar que o projeto que prevê cotas para homossexuais em concursos públicos não existe. Foi só uma notícia postada em um site de humor e que enganou algumas pessoas internet afora.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Cludemir Todo-Bom, Cristina Paula e Samuel Borges. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.