Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Correios compram avião graças “ao fim da corrupção” e ao governo Bolsonaro #boato

Correios compram avião graças “ao fim da corrupção” e ao governo Bolsonaro #boato

Correios compram avião graças “ao fim da corrupção” e ao governo Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra que os Correios conseguiram comprar um avião. Tudo isso ocorreu graças ao “fim da corrupção” e por causa do presidente Jair Bolsonaro.

Em ano de eleição, qualquer tipo de ação pode se transformar em propaganda política. Neste sentido, não importa sequer se a informação é completamente verdadeira ou “um pouquinho distorcida”. É o caso da história de hoje.

Tudo começou com um vídeo divulgado pela empresa no aniversário de 359 anos da empresa. Nas imagens, uma aeronave é pintada com a marca da empresa. O vídeo começou, porém, a circular em redes sociais com uma “informação extra”.

Mensagens começaram a apontar que os Correios haviam comprado um avião para fazer as entregas em todo o Brasil. O motivo da compra seriam dois: 1) O fim da corrupção no Brasil. 2) A maravilhosa gestão do presidente Jair Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que circulam online (o vídeo você assiste mais abaixo):

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Parabéns Bolsonaro, primeira compra de um aeronave para os Correios, acabou a roubalheira. Versão 2: CORREIOS NA GESTÃO PT,PREJUÍZO, NA MÃO DE GOV.SEM CORRUPTOS ATE AVIÃO DA PRA COMPRAR!! Versão 3: Resultado de um Governo sem corrupção. Correios compra seu primeiro avião na história Versão 4: Correios compra avião de cargas e mostra pujança depois do governo Bolsonaro. VEJA VÍDEO

Correios compram avião graças “ao fim da corrupção” e ao governo Bolsonaro?

Além de a história estar sendo utilizada politicamente, a história que aponta para a tal compra de aviões por parte dos Correios não procede.

É importante citar que mensagens como essas (com características de fake news como o caráter alarmista, os erros de português e sem citar qualquer fonte confiável) são comuns na internet. Não são poucas as fake news sobre grandes obras do governo que aumentam ou inventam informações.

No caso de hoje, houve um (bom) aumento. É fato que os Correios pintaram uma aeronave (que pertence à companhia aérea Sideral) com a logomarca da empresa. O vídeo foi divulgado no canal do YouTube da empresa no dia 25 de janeiro de 2022.

Porém, o “batismo” não envolve a compra da aeronave. Na realidade, a empresa em questão (que presta serviços de logística para outras empresas como o Mercado Livre) já cuidava do transporte de produtos para os Correios e continuarão cuidando da chamada Rede Postal Noturna.

Essa matéria do Aeroflip, site especializado em informações sobre o setor aéreo, deixa bem claro que o avião, apesar de ter sido pintado com as cores dos Correios, continua sendo da Sideral.

Vale apontar que o fato de comprar (ou pintar) uma aeronave não tem qualquer relação com corrupção ou gestão. Além de a afirmação de que “acabou a corrupção no Brasil ou no governo” ser, no mínimo, duvidosa (não esqueçamos, por exemplo, de denúncias de corrupção envolvendo compras de vacinas ou de esquemas de rachadinha), um avião “comprado” não seria símbolo de fim de corrupção (dependendo do caso, poderia ser até o contrário).

Resumindo: além de a correlação “compra x fim da corrupção” não ter a mínima lógica, a informação de que os Correios compraram um avião é falsa. A aeronave foi pintada com as cores da empresa, mas continuam pertencendo à Sideral, companhia aérea que presta serviços à estatal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: