Contracheque prova que Lula ganha R$ 45 mil como anistiado político #boato

Boato – Vazou o contracheque de Lula na internet. Documento prova que ex-presidente recebe R$ 45 mil por mês como anistiado político.

Nos últimos dias, se multiplicaram na internet o número de histórias relacionadas aos dois pré-candidatos que estão nas duas primeiras posições nas pesquisas presidenciais: Lula e Jair Bolsonaro. Hoje, vamos falar de uma história sobre o ex-presidente e candidato do PT.

Começou a circular, em blogs contrários a Lula, um suposto contracheque que seria a prova de que Lula ganharia a bagatela de R$ 45 mil por mês com a sua aposentadoria de anistiado. Um dos títulos da história diz o seguinte: “Contracheque de Lula como ‘anistiado’ político cai na net. Petista recebe R$ 45 mil do contribuinte neste mês de dezembro”.

A mensagem aponta que, “no fim de semana”, começou a circular na internet uma cópia do contracheque do ex-presidente. “O documento indica que Lula deve embolsar nada menos que R$ 45.065,29 neste mês de dezembro. O petista recebe há anos o dinheiro do contribuinte por conta de sua atuação política e sindical nos anos 80, quando foi preso durante 30 dias por conta da sua atuação durante uma greve no ABC”, completa. Confira uma das versões da história que circula online (reprodução do Facebook):

Reprodução da notícia falsa que fala que Lula recebe R$ 45 mil por mês como anistiado político
Reprodução da notícia falsa que fala que Lula recebe R$ 45 mil por mês como anistiado político

Contracheque prova que Lula ganha R$ 45 mil de anistiado político?

A história circulou muito na web. Uma das versões de post com a imagem do contracheque de Lula teve nada menos do que 39 mil compartilhamentos em dois dias. Mas será mesmo que que o tal contracheque de Lula vazou na internet e ele ganha R$ 45 mil por mês como anistiado político? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Só o fato da história ter surgido em um blog daqueles que vivem espalhando boatos na internet já nos deixa desconfiado que há algo errado. A estrutura do texto causa mais estranheza ainda. Quem, fora um site de fake news, daria crédito a um (de acordo com o site) “contracheque que vazou na internet”. Para começar, quem vazou? Como vazou? Há tantas perguntas sem resposta que não dá para acreditar tão facilmente na informação.

Mesmo sem muitas informações resolvemos buscar mais a respeito da aposentadoria de anistiado do ex-presidente (que, de fato, existe e é considerada legal). Em nenhuma das fontes que procuramos, o valor chegou perto de R$ 45 mil. Em 2008, a aposentadoria de Lula era de R$ 4.890 por mês, de acordo com o site Congresso em Foco.

Neste ano, a defesa de Lula apresentou documentos comprovando que ele recebe cerca de R$ 8,9 mil/mês de aposentadoria. Vale apontar que o próprio juiz Sérgio Moro reconheceu que os valores da aposentadoria de anistiado são legítimos ao desbloquear a conta do Bradesco que recebe o benefício. Na decisão, Moro afirma, inclusive, que teve acesso ao extrato das contas.

Para terminar, mais um ponto: o extrato de Lula que circula na internet tem mais um erro: o desconto de Imposto de Renda (R$ 8.411,03). De acordo com a lei que regulamenta a pensão, os valores pagos para anistiados são isentos de Imposto de Renda. Ou seja, pela lei, o desconto a Lula é “zero”.

Resumindo: Lula recebe, sim, aposentadoria como anistiado político. Porém, o contracheque (que tecnicamente nem é um contracheque) de R$ 45 mil que circula na internet é falso. Está bem distante do valor que o ex-presidente recebe de pensão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet