Congresso foi invadido por manifestantes em 2019 e a imprensa nada falou #boato

Boato – Vídeo mostra momento em que o Congresso foi invadido por manifestantes gritando “chega de corrupção” e “viva Moro”. Isso aconteceu em 16 de outubro de 2019 (16/10/2016).

Com a aprovação da reforma da Previdência, o Congresso Nacional encerrou uma novela que se arrastava desde o início do ano de 2019. Isso seria um motivo para deixar os simpatizantes do atual governo felizes. Mas, de acordo com um vídeo que viralizou na internet, não foi isso que aconteceu no dia 16/10/2019, também conhecido como 16 de outubro de 2019.

Mensagens apontam que manifestantes (em alguns casos, descritos como “o povo”) se cansaram da corrupção no Brasil e invadiram o Congresso em 2019 enquanto a “mídia ficou caladinha”. O texto é endossado por um vídeo que mostra diversas pessoas no plenário da Câmara dos Deputados. Assista ao vídeo e leia duas versões da mensagem que circulou online:

Versão 1: Alguém ouviu falar disto? O Congresso foi invadido no dia 16/10 por manifestantes gritando “CHEGA DE CORRUPÇÃO” ” ESSA CASA É DO POVO” Com gritos de “VIVA MORO” e ainda cantaram o HINO NACIONAL !!! E A IMPRENSA NADA FALOU. Divulguem Versão 2: QUAL É O NOME DO ÚNICO GRUPO QUE É MACHO PRA INVADIR O CONGRESSO?? BOLSONARISTAS OU OS PATRIOTAS ? DIGA AÍ..…

Congresso foi invadido por manifestantes em 16/10/2019 e a imprensa nada falou?

É claro que a galera do “acorda Brasil” começou a compartilhar o vídeo de forma empolgada. Mas será mesmo que a invasão do Congresso aconteceu em 2019 e a mídia resolveu ficar caladinha? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, esse boato aí entra na categoria “ridiculamente fáceis de desmentir”. Para chegar à verdade, só foi preciso clicar no player e ler as legendas do vídeo com atenção (ok, no celular nem sempre é tão fácil de ver e sabemos que, em algumas versões, a resolução do vídeo não permite a leitura). Quem fez isso pode perceber que o vídeo mostra a seguinte data: 16/11/2016. Isso mesmo: o vídeo que está sendo compartilhado em 2019 é de 2016.

Antes que você pense que a “mídia ficou caladinha”, a invasão (diga-se de passagem, ilegal) foi noticiada por diversos veículos de mídia. A Agência Brasil apontou que a sessão foi cancelada por causa da invasão. O Estado de S. Paulo apontou que os manifestantes protestavam contra um pacote anticorrupção que estava sendo votado na Congresso e que foram retirados pela polícia legislativa.

Resumindo: a história que aponta que o Congresso foi invadido pelo “povo” em 2019 é falsa. O vídeo que está sendo viralizado por aí é, na realidade, de 2016 e foi noticiado, sim, por alguns veículos de comunicação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/31veiMZ

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)