Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ao contrário do que apontam vídeos, não foi “comprovado” que Lula pagou hacker para “mentir na CPMI”

Ao contrário do que apontam vídeos, não foi “comprovado” que Lula pagou hacker para “mentir na CPMI”

Foi comprovado que Lula pagou hacker para mentir na CPMI, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Foi “comprovado” que Lula pagou hacker Walter Delgatti Neto para “mentir na CPMI”. 

  Análise

Após o depoimento bombástico de Walter Delgatti Neto na CPMI do 8 de janeiro, começaram a circular vídeos em redes sociais com edições de reportagens sobre o depoimento, trechos em que Flávio Bolsonaro indaga o hacker e matérias antigas sobre o assunto com uma “legenda bomba”.

As legendas apontam que foi “comprovado” que Lula pagou o hacker para contar inúmeras “mentiras” na CPMI. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: VAZOU, LULA pagou hacker para mentir na CPMI. Entenderam? Presidente lula poderá ser preso,caso seja comprovado que ele pagou o hacker para mentir no depoimento Reviravolta na cpmi Governo lula sabia que os atos aconteceriam

Versão 2: PRESIDENTE LULA POR PAGAR HACKER PODE SER PRESO PARA MENTIR EM DEPOIMENTO ele ficou conhecido pelo vazamento de dados do então juiz Sérgio moro REVIRAVOLTA NA CPMI GOVERNO LULA PLANEJOU TUDO

O conteúdo se espalhou, nas nossas averiguações, principalmente por redes sociais de vídeos como o TikTok e também por redes sociais como o Facebook. A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis.

Na parte da checagem, vamos responder a algumas questões: 1) Há provas de que Lula pagou ao hacker Walter Delgatti para participar da CPMI? 2) É possível dizer que o hacker Walter Delgatti mentiu na CPMI? 3) O vídeo em questão comprova alguma das duas acusações?

Checagem

Há provas de que Lula pagou ao hacker Walter Delgatti para participar da CPMI?

Ao contrário do que apontam as legendas dos vídeos e as mensagens soltas em redes sociais, não há qualquer comprovação de que Lula tenha pagado para Walter Delgatti para participar da CPMI do 8 de janeiro. Uma acusação como esta careceria de provas para se sustentar e não é o caso. Por sinal, ao buscar pela acusação em fontes confiáveis, nada encontramos.

É possível dizer que o hacker Walter Delgatti mentiu na CPMI?

Ainda é cedo para cravar que ele mentiu em algum momento na CPMI. Porém, todas as acusações que ele fez ainda precisam ser averiguadas, foram rebatidas e carecem de provas. A principal é a que aponta que o hacker teria ouvido um pedido para fraudar urnas. Sem comprovação, essa acusação grave contra Bolsonaro não tem valia alguma.

O vídeo em questão comprova alguma das duas acusações?

Apesar deste elemento, não é o vídeo que comprova que Walter Delgatti tenha mentido ou mesmo tenha sido pago por Lula. Em todos os questionamentos de Flávio Bolsonaro, ele fica em silêncio e não há qualquer prova do que é escrito na mensagem. Na realidade, assim como em outros trechos do depoimento, o conteúdo só serviu para lacração e buzz em redes sociais.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

A mensagem que está circulando na internet pode ser classificada como “boato sem comprovação”. Não é possível dizer que o hacker Walter Delgatti Neto recebeu pagamentos de Lula ou mesmo que tenha “mentido na CPMI”. Tratam-se de mais informações falsas que viralizaram na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm