Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Traficantes do Comando Vermelho posam com cartaz “Bolsonaro é bala” no Rio de Janeiro #boato

Traficantes do Comando Vermelho posam com cartaz “Bolsonaro é bala” no Rio de Janeiro #boato

Boato – No Rio de Janeiro, traficantes do Comando Vermelho posam com armamento pesado e cartaz que diz “Bolsonaru [Bolsonaro] é bala CV”.

Durante as eleições, no mundo das fake news, prevalece a política do vale-tudo (e isso não é uma notícia falsa). Não é à toa que, todos os dias, encontramos uma pérola diferente sobre os candidatos. No caso de hoje, a história envolve o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e traficantes do Comando Vermelho.

Começou a circular na internet a informação de que traficantes do Rio de Janeiro posaram com um cartaz com os dizeres “Bolsonaru é bala CV”, em referência a facção criminosa Comando Vermelho. Junto à publicação, circula uma imagem de criminosos armados com o cartaz. Confira o que diz as mensagens:

Versão 1: Traficantes do Rio de Janeiro posam para foto com um cartaz que diz: Bolsonaro é bala.
Nos morros a nenhum morador está permitido adesivar seus veículos com o nome de @jairbolsonaro
É esse o país que você quer para os seus filhos????

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: TRAFICANTES DO COMANDO VERMELHO “CV” DO RIO DE JANEIRO POSTAM FOTO COM CARTAZ DIZENDO ” BOLSONARU É BALA” Traficantes da facção Comando Vermelho, tiram foto com armamento pesado e com um cartaz escrito os seguintes dizeres, BOLSONARU É BALA, segundo informações nenmhum morador da favela tem autorização para adesivar seu veículo com propaganda e Jair Bolsonaro.

Traficantes do Comando Vermelho posam com cartaz “Bolsonaro é bala” no Rio de Janeiro?

O “alerta” deixou muita gente preocupada por aí. Mas será mesmo que a facção criminosa Comando Vermelho posou com cartaz “Bolsonaro é bala” no Rio de Janeiro? A resposta é não. Entenda os porquês.

De cara, a imagem impressiona e é, inclusive, reforçada pelas denúncias de que, no Ceará, o Comando Vermelho estaria impedindo moradores de algumas regiões a veicular propagandas de certos candidatos, entre eles o presidenciável Jair Bolsonaro. Vale lembrar que a facção criminosa não recomendou o voto em Lula e Ciro Gomes, como afirmam algumas versões na web. Na verdade, a recomendação seria não votar em Bolsonaro e, de acordo com denúncias, está restrita ao Ceará.

Voltando ao boato, o primeiro ponto que indica que a informação não procede está na própria mensagem. Isso porque ela já apresenta algumas características de boatos online: vaga (não diz quais traficantes, de quando é a foto e em qual local no Rio de Janeiro foi tirada a foto), alarmista, com erros de português (e nem estamos falando do “Bolsonaru”) e não cita fontes confiáveis. Tentamos procurar por fontes confiáveis sobre esse assunto e para nossa (não) surpresa, nada encontramos. Ou seja, a história só existe nas redes sociais (mais um motivo para ficar com a pulga atrás da orelha).

Pois bem, ao buscar pela origem da imagem, descobrimos a farsa. Isso porque o registro é fruto de uma montagem. A foto, registrada em janeiro de 2016, em Japeri, no Rio de Janeiro, mostra criminosos da comunidade do Guandu posando para a câmera com armas na mão e sem cartaz nenhum. Quer dizer, a imagem até existiu, mas a menção ao presidenciável não é real.

Resumindo: apesar de existir uma denúncia de que membros do Comando Vermelho do Ceará não permitem o voto em Bolsonaro, a foto é uma montagem. Por sinal, vale lembrar que não há nenhuma denúncia de que traficantes do Rio tenham feito algum movimento contra o político (pelo menos por enquanto).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.