Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Collor usou slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” em 1989 e foi copiado por Bolsonaro #boato

Collor usou slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” em 1989 e foi copiado por Bolsonaro #boato

Boato – Cartaz prova que o ex-presidente Fernando Collor de Mello usou slogan de campanha “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” em campanha presidencial de 1989. Bolsonaro copiou Collor em 2018.

Desde que Bolsonaro mostrou a intenção de se candidatar a presidente da República, uma frase passou a ser repetida por seguidores: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Outra frase passou a ser repetida por detratores: “Bolsonaro é uma cópia de Collor”. Na história de hoje, os dois pensamentos “se juntam”.

De acordo com mensagens que viralizaram em redes sociais, uma imagem mostra que Bolsonaro copiou o slogan de campanha de Collor. A imagem mostra um cartaz de Collor como candidato com a mensagem. Leia comentários que acompanha a foto:

Versão 1: O choro é tão grande que na fakenews esquecem que collor e luladrão faziam macumbarias, de cristo estão longe! Versão 2: Collor e Bolsonaro, os dois que usaram o slogam “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, só fu… com o Brasil e o povão !

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 3: É sim, Bostonaro é tão incompetente para criar qualquer coisa, que teve que copiar, plagiar o slogam de Collor. Versão 4: Eu sabia que já tinha visto isso em algum lugar. Versão 5: Collor presidente. Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos.

Collor usou slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” em 1989 e foi copiado por Bolsonaro?

Já teve gente “sorrindo” perante a informação que viralizou na internet. Mas será mesmo que Collor usou o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” na campanha presidencial de 1989? Não, não usou. Vamos aos fatos.

A mensagem, assim como tantas outras fake news, tem aquelas características “básicas” de boato online: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para ajudar, não encontramos nenhuma relação (em fontes confiáveis) entre Collor e o slogan cunhado por Bolsonaro.

A partir daí, só foi preciso fazer uma coisa: buscar pela foto original. Na realidade, nem precisamos ir muito longe. Isso porque, na realidade, a imagem original da campanha de Collor era “vamos construir um Brasil novo”. Esse link relembra um pouco da campanha eleitoral de 1989 e tem a foto correta.

Só para terminar, resolvemos buscar pela origem do slogan. De acordo com essa matéria, o grito é difundido em quartéis no Brasil afora desde a década de 1960 (no período da ditadura militar) e surgiu por meio de um grupo de “paraquedistas nacionalistas” chamado Centelha Nativista.

Resumindo: a história que aponta que Collor usou o slogan Brasil acima de tudo, Deus acima de todos nas eleições de 1989 é falsa. A foto que circula online é uma montagem e o slogan usado por Bolsonaro surgiu nas Forças Armadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.