Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > CNN Brasil tem como principal objetivo derrubar Bolsonaro e eleger Dória #boato

CNN Brasil tem como principal objetivo derrubar Bolsonaro e eleger Dória #boato

CNN Brasil tem como principal objetivo derrubar Bolsonaro e eleger Dória, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A CNN está chegando ao Brasil com apenas um objetivo: derrubar o presidente Jair Bolsonaro e eleger Dória. Para isso, está se juntando aos esquerdistas CBN e Band News.

Prevista para entrar no ar no dia 15 de março de 2020, a CNN tem gerado muitas expectativas no mercado de mídia no Brasil. Com contratações de peso (como de Monalisa Perrone, Evaristo Costa e William Waack), a emissora vem para brigar com outras emissoras de TV no formato “all-news” (como, por exemplo, a Globo News e a Band News).

No cenário político, a chegada da CNN também está chamando atenção. Enquanto algumas pessoas falam que o canal pode marcar o fim do “monopólio da Globo”, outras estão falando justamente o contrário disso.

De acordo com mensagens que circulam online, a CNN vem para o Brasil com o grande objetivo de derrubar Bolsonaro e eleger João Dória como presidente do Brasil. Vimos uma mensagem e um áudio falando no assunto. Leia a mensagem e veja a transcrição do áudio, gravado por uma pessoa que não se identifica:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão texto: O QUE É A CNN milionária entrando no Brasil ??? OBJETIVO MAIOR, PRIORIDADE ABSOLUTA DA CNN, É : DERRUBAR BOLSONARO E ELEGER DÓRIA JR. PRESIDENTE DO BRASIL EM 2022 !!! Derrubar Bolsonaro é acabar com o MAIOR alicerce mundial contra o Socialismo, que é a UNIÃO TRUMP / BOLSONARO.

A CNN vai se juntar a Extrema Esquerda de notícias da CBN e BAND NEWS e atacarão o governo Bolsonaro em conjunto, com novos métodos subliminares, como essas outras 2 emissoras daqui fazem similarmente e DIARIAMENTE em cada noticiário. O DONO DA CNN, É TED TURNER DE 81 ANOS, COM UMA FORTUNA DE 2,23 BILHÕES DE DÓLARES !!!

A RECORD EM BOA HORA DÁ O TROCO Á ESSA FRENTE SOCIALISTA DE FAKE NEWS, SE ASSOCIANDO A FOX, QUE É A UNICA GRANDE REDE DE NOTÍCIAS AMERICANA AO LADO DOS CONSERVADORES COMO TRUMP.

Transcrição do áudio (feita automaticamente): Querida eu não escrevo porque meu dedão eu bato sempre na tecla errada fica o tempo que corrigir Então vai de voz tá bom olha só CNN é de um cara chamado Ted Turner que eu saiba até hoje um milionário multimilionário socialista foi marido da Jane Fonda quando ela deu uma guinada para a esquerda ele é partidário Bernie Sanders que é um socialista com Fernando Henrique que acabou junto com Obama com as Universidades Americanas

Há uns 12, 13 anos atrás o socialismo entrou nas universidades Americanas de forma muito forte Há dois anos começa esse real combate e o combate ao socialismo dentro da Universidade americana que já domina todas as nossas universidades públicas e a metade das Universidades privadas do Brasil esse socialismo vem com a CNN

A CNN querida amiga é o principal objetivo da CNN é eleger Dória em 2022 vou repetir o objetivo principal da CNN aqui no Rio no Brasil é eleger João Doria Junior presidente do Brasil A CNN que emprestou seu formato de notícias da Globo que criou aqui a CBN está de mãos dadas com a CBN com a Band News que é de extrema esquerda basta você ouvir a Band News e a CBN e todo dia você vai ver batendo bolsonaro no Guedes no Sérgio moro todo dia três quatro vezes por dia então

Aa CNN contratou moças bonitas jovens jornalistas jovens rapazes de saindo da faculdade alguns e com tratamento suave mais de esquerda eles vêm para derrubar bolsonaro derrubar bolsonaro e eleger Dória. São coisas que se complementam como motivo único né um motivo Solitário importante

Agora por exemplo no Rio de Janeiro eles vem para botar o Bebiano que é o agente da Globo Gustavo bebianno expulso do grupo do bolsonaro por estar infiltrando influências da Globo junto do gabinete do bolsonaro expulso em maio junho e assim que foi detectado que ele é um vendido da Rede Globo Então vem aí o PSDB de São Paulo com a mão short dinheiro dentro do Rio de Janeiro para tomar o Rio de Janeiro aqui dentro do PSDB nunca se criou

Nós temos nossos próprios corruptos Cesar Maia Brizola garotinho mulher do garotinho Eduardo os bandidos então a quadrilha que o pé perceber que botar aqui dentro tem na cabeça o Bebiano e coordenando PSDB aqui venta o Paulo Marinho que é um cara influente conhecido aqui no Rio de Janeiro no na alta sociedade é um cara que tem que preço na testa quem paga mais ele vai

então esse negócio amiga dele é que você tem que prestar atenção na CNN vem para eleger em primeiro plano nessa eleição de maior número de pessoas de esquerda e todas as prefeituras sejam prefeitos e vereadores mas o objetivo máximo em 2022 tirar o bolsonaro

por que o bolsonaro é o maior amigo importante amigo firme que o Trump tem então pronto agora tem bolsonaro com o maior produtor de alimentos do mundo que o Brasil e tem o primeiro-ministro da Inglaterra que é mais ou menos alinhado com trump É verdade então é importante que a CNN venha para cá e reforça o time de combate ao bolsonaro aos militares

Tá certo então a CNN é a desgraça é aceleração da tentativa da volta do mesmo grupo que tava por de trás do Lula Foro de São Paulo e Internacional Socialista o partido que eles botaram aqui dentro da extrema-esquerda Espanhola que é o podemos podemos estranhos que diz para ela que faz a ponte entre o socialismo europeu agora uma ponte firme e duradoura entre o socialismo europeu na Espanha e o governo do Fernando Henrique Cardoso que é um feudo dentro de São Paulo

Então vamos banir isso daqui e em 2022 e vamos acabar com a dobradinha PSDB pt em 2020 em São Paulo não pode continuar a através das décadas dividindo o PT PSDB PSDB e PT sempre tocando de poder né então nós temos que fazer essa moça luta a CNN está por de trás de tudo isso.

CNN Brasil tem como principal objetivo derrubar Bolsonaro e eleger Dória?

A CNN Brasil nem entrou no ar e já vai ter que conviver com essa história aí. Mas será mesmo que as mensagens (tanto em texto como em áudio) são reais? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na boa, esse papinho de “a mídia está aí só para derrubar o fulano” é mais falso do que nota de três reais. Trata-se de uma retórica (principalmente política) para fazer com que os mais “inocentes” (para não dizer outra coisa) parem de acreditar na mídia tradicional e, claro, comecem a achar que o que falam no “zapzap” é real. Vamos ser sinceros: essas empresas visam (como muita gente visa) lucrar e “abocanhar” fatia de mercado.

Dito isso (que, na real, era algo que precisava ser dito faz tempo), vamos à análise do conteúdo. De cara, percebemos que a mensagem tem algumas das principais características de boatos online: vaga, alarmista e sem citar fontes confiáveis (até porque tudo que é dito sai do “achismo” do interlocutor).

Para além disso, descobrimos que toda a tese do(s) sujeito(s) em questão é embasada em um monte de informações falsas. Para que você tenha uma compreensão sobre isso, vamos fazer uma listinha para vocês:

1) A mensagem e o áudio começam a taxar que João Dória Jr., Ted Turner e a CNN de socialistas. Quem fala isso não tem a mínima noção de conceitos político-econômicos. Dória e Turner (como “bons” empresários”) podem se enquadrar como liberais. Já a CNN, como boa empresa “norte-americana”, passa “longe” do socialismo. Vale dizer que não achamos nada que prove o apoio de Turner para Bernie Sanders nos EUA.

2) Chamar CBN e Band News de “extrema esquerda” também é uma falta de noção com a linha editorial das emissoras. Falta de noção também denotada quando o(s) sujeito(s) fala(m) de que CNN, CBN e Band News “vão se aliar”. Tratam-se de grupos concorrentes. Como vão se aliar? Ah, também não achamos nada sobre a CNN ter ajudado a fundar a CBN (que é uma empresa do grupo Globo).

3) No áudio, o sujeito se empolga e se embaralha em “diversos detalhes”. Ele fala que, “graças a Ted Turner”, Jane Fonda teve uma guinada para esquerda. Isso é errado. Já em 1973, ela se casou com um senador da chamada “nova esquerda norte-americana” (seja lá o que isso signifique), virou um dos ícones contra guerra do Vietnã e confrontou conservadores. Ela foi se casar apenas em 1991 com Turner.

4) Não há quaisquer provas sobre o que sujeito falou em relação a “guinadas” à esquerda e direita em universidades norte-americanas. Também não há nada sobre a CNN Brasil “contratar jovens” (pelo menos em termos de medalhões, não é o que parece).

5) Quando cita Bolsonaro e Trump, ele fala que um é melhor “amigo do outro”. Essa é uma máxima, no mínimo, questionável. Não se esqueçam que Trump vive falando em taxar produtor brasileiros (muy amigo, hein). Sobre o Brasil ser o maior produtor de alimentos, outro erro. O maior produtor é a China.

Com todo esse embasamento errôneo, não dá para crer que a CNN vem para o Brasil “só” para derrubar Bolsonaro e eleger Bebbiano (que seria “vendido para Globo”, o que aumentaria a estranheza sobre o tal apoio) e Dória. Para piorar, quem escreveu o texto e quem narrou o áudio não apresentam nenhuma prova sobre esse apoio (e o ônus da prova é de quem acusa).

Resumindo: a história que aponta que a CNN veio pra o Brasil só para derrubar Bolsonaro é falsa. A tese é embasada em diversas informações falsas e não apresenta nenhuma prova. Trata-se apenas de mais um boato que circula na internet com o intuito de descredibilizar a mídia (algo bem comum nesses dias em termos de fake news).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/38EOwt0