Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Clarissa Garotinho vai ser assessora de Wilson Witzel no governo do Rio #boato

Clarissa Garotinho vai ser assessora de Wilson Witzel no governo do Rio #boato

Boato – O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel nomeou Clarissa Garotinho (filha do ex-governador Anthony Garotinho) para ser sua assessora no combate à corrupção.

Passado um mês desde a posse, muito governadores estão encerrando o período de “lua de mel” com os eleitores e começando a conviver com os problemas dos estados (no caso de alguns estados, muitos problemas), com as críticas em um tom mais forte e, claro, com as fake news (afinal, agora são eles que estão em evidência).

A prova disso está na história de hoje, que envolve o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel. Eleito com um discurso anticorrupção, Witzel está sendo muito criticado por causa de uma “nova nomeação”: a de Clarissa Garotinho (filha dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho). Leia duas mensagens que circulam online:

Versão 1: Clarissa Garotinho assessora o novo governador que se elegeu pro governo do RJ com discurso de combate ao crime organizado e à corrupção . A moça é filha de Anthony e Rosinha. Sei. Versão 2: E Wilson Witzel não cansa de fazer m…, nomeia Clarissa e o discurso dela é o combate à corrupção, o grande detalhe é, a assessora é filha de Garotinho e Rosinha. Quando será que a era Cabral vai acabar no RJ?

Clarissa Garotinho vai ser assessora de Wilson Witzel no governo do Rio?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que a história está circulando muito na internet. Mas será mesmo que Clarissa Garotinho foi nomeada como “assessora” de Wilson Witzel no combate à corrupção no Rio de Janeiro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, a gente achou o “enredo” um tanto quanto estranho. Por isso, resolvemos entender de onde essa história surgiu. E aí chegamos a uma postagem da própria Clarissa datada de 10 de janeiro de 2019. Na ocasião, ela publicou fotos de um encontro com Witzel no Palácio Guanabara e dizendo que “se colocou à disposição” do governo.

Bastou a imagem ser publicada para algumas publicações começarem a falar em “Clarissa assessorar Witzel no combate à corrupção” e, em seguida, “Witzel nomear Clarissa como assessora”. Só tem um detalhe: nada disso ocorreu.

Dois pontos sepultam a tese. O primeiro é que Clarissa Garotinho assumiu, no dia 1º de fevereiro, o cargo de deputada federal pelo Rio de Janeiro (como mostra essa outra publicação dela). É improvável que ela largasse o cargo para ser “assessora de Witzel”.

O segundo está no fato de que, ao buscar as nomeações no Diário Oficial do Rio de Janeiro, nada encontramos sobre Clarissa Garotinho. Ou seja, não tem como ela ter sido nomeada como assessora se não saiu no Diário Oficial.

Resumindo: a história que aponta que Clarissa Garotinho vai ser assessora de Wilson Witzel no combate à corrupção é falsa. Ela já tomou posse como deputada federal e não há nada sobre o assunto no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

PS: Esse artigo é uma sugestão de edo Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.