Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > CIA matou Eduardo Campos para ajudar Marina, diz teoria da conspiração

CIA matou Eduardo Campos para ajudar Marina, diz teoria da conspiração

Teoria da conspiração aponta que Eduardo Campos foi assassinado pela CIA
Teoria da conspiração aponta que Eduardo Campos foi assassinado pela CIA

Boato – CIA teria planejado matar Eduardo Campos para que Marina Silva, nome ligado ao americano George Soros, assumisse o governo no Brasil.

Morto no dia 13 de agosto de 2014, Eduardo Campos ainda é personagem de histórias na internet. Depois de diversas teorias da conspiração apontando que Dilma teria mandado matar o candidato do PSB, agora apareceu uma história que envolve a candidata substituta de Campos, Marina Silva.

Na realidade, a história envolve algo muito mais amplo. De acordo com uma tese que começou a circular na internet no final de agosto, o grande responsável pela morte de Eduardo Campos seria a CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. Isso mesmo, a CIA teria planejado o desastre aéreo para que Marina Silva pudesse disputar e ganhar as eleições. Como o texto é gigantesco, pode ser acessado neste link:

Leia na íntegra o texto que fala do assassinato de Eduardo Campos

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O texto é uma tradução de um artigo de Wayne Madsen, jornalista americano “especialista em teorias da conspiração”.  E como toda boa teoria da conspiração, apresenta uma montanha de teses que dá até dor de cabeça. E ao contrário do que diz o título (“Tudo sugere ação da CIA e assassinato de Eduardo Campos”), não dá um fato consistente que prove, de fato, que a CIA matou Eduardo.

O primeiro ponto é a própria investigação oficial que, em momento algum, sugeriu qualquer tipo de sabotagem no acidente. Será que o FAB e a Polícia Federal, do governo brasileiro, também colabora com a CIA e Marina Silva? E pensem em tantas outras pessoas que estariam envolvidas e sem nenhuma abrir o bico.

A informação em relação à Marina Silva ser pessoa de confiança do investidor George Soros também é difícil de ser provada. O primeiro ponto é que ele não está na lista de doadores da campanha da candidata (ao contrário, por exemplo, de doações a Obama). Além disso, Soros tem ideias como, por exemplo, a liberação da maconha. Tanto que doou dinheiro para campanhas do tipo. Isso bate de frente com posições de Marina.

Além disso, a lista citada pelo autor de políticos assassinados pela CIA, nenhum dos assassinatos ficou comprovado. Inclusive o do português Francisco Sá Carneiro em 1980. Sobre a segurança do modelo do avião, vale destacar que ser extremamente seguro é regra e não exceção entre os aviões. Isso vale para o Cessna, para o Boeing e para outros modelos. Se não passassem nos testes de segurança, não voariam.

Ok. Você não acreditou em nada que eu disse, saiba que o autor do texto é conhecido por alguns jornalistas como uma fraude. Mais ou menos como algumas páginas do Facebook que sempre lançam notícias bombásticas por aí.

No próprio blog e em sites de opinião, Madsen vomita informações bombásticas, mas nunca é levado a sério por quem apura um pouco mais sobre a trajetória dele. Ou seja, a fonte de toda história é, no mínimo, controversa.

Em 2013, após o escândalo com NSA revelado por Snowden, o jornal The Observer divulgou informações publicadas por Madsen em que ele apontava a ligação de troca de dados entre a NSA e agência de inteligência da Europa. Informação que foi totalmente refutada.

A matéria, principalmente pela fonte do conteúdo, foi tratada com chacota por outros jornais ingleses e o The Observer rapidamente apagou o conteúdo. Entre as pérolas apresentadas por Madsen e citadas neste texto estão a de que o terrorista norueguês Anders Breivik era um agente israelense, que os ataques de 11 de setembro foram idealizados em Israel e EUA.

Com base nessas informações, podemos apontar que os argumentos que a CIA teve interesse em matar Eduardo Campos são fracos e não passam de boataria que, assim como outras, está sendo usada incessantemente durante o período eleitoral. Na realidade, NADA sugere assassinato de Campos. Apenas boatos. Mas se você ainda quer acreditar nisto, esteja livre.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Anselmo Massad e Kalil Santos, no Fórum do Boatos.org no Facebook. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.