Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Christian Lohbauer, vice de João Amoêdo, declara voto em Bolsonaro #boato

Christian Lohbauer, vice de João Amoêdo, declara voto em Bolsonaro #boato

Boato – Sabendo que João Amoêdo não tem mais chances, Christian Lohbauer, vice do Novo, pede para que eleitores votem em Bolsonaro.

Desde que sofreu um ataque por faca, no dia 6 de setembro de 2018, durante sua campanha política, Jair Bolsonaro está internado (passando por cirurgias e em repouso). Nessa semana, o candidato à Presidência da República concedeu sua primeira entrevista após o acontecido (que causou muito burburinho).

O fato é que muita gente se solidarizou com a situação de Bolsonaro e resolveu votar no candidato, como uma espécie de apoio. E, bem, parece que o apoio a Jair Bolsonaro está vindo até de lugares pouco prováveis.

De acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais, Christian Lohbauer, vice do candidato João Amoedo (NOVO), teria dito que os eleitores deveriam votar em Jair Bolsonaro. O professor teria afirmado que ele teria posições, seria um candidato viável e iria implementar um governo técnico. Confira as mensagens e o vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Prof. Christian Lohbauer é vice de João Amoedo, do Partido Novo, e acaba de declarar seu voto: Jair Bolsonaro. Versão 2: Vice do Amoedo em entrevista aconselhando as pessoas votarem no Bolsonaro já sabendo que Amoedo não tem + chance.

Christian Lohbauer, vice de João Amoêdo, declara voto em Bolsonaro, mostra vídeo?

Bem, é claro que o vídeo viralizou e deixou muita gente empolgada (e tantas outras chocadas). Mas será que o vídeo é real e Christian Lohbauer teria realmente declarado voto em Bolsonaro? O vídeo até é verdadeiro, mas passou por uma edição para “colocar o apoio a Bolsonaro”. E se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

O primeiro ponto que nos deixa (muito) intrigados é o fato de que o primeiro turno das eleições 2018 nem ter acontecido ainda. A partir disso, seria (MUITO) estranho ver candidatos “jogando a toalha” nessa altura do campeonato.

Algo que reforça ainda mais esse ponto é o fato do próprio João Amoêdo ter declarado nessa semana que teria muita dificuldade em apoiar os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Ou seja, seria muito ilógico seu vice pedir votos para um candidato que Amoêdo sequer cogita apoiar.

E, bem, se você prestar atenção no vídeo, vai perceber que existe um corte no meio da fala de Christian Lohbauer. O vice de Amoêdo falava sobre os problemas de todos os candidatos à Presidência. Quando Lohbauer fala “e, finalmente, votar no Bolsonaro”, é possível observar um corte no vídeo, antes da complementação da frase (“que é um candidato viável, um sujeito que estuda…”).

E, como já imaginávamos, ao buscar pelo conteúdo original, descobrimos que o vídeo passou por uma edição. A própria equipe de João Amoêdo fez questão de desmentir o boato e publicou o vídeo original, sem cortes.

“Está circulando por aí, um vídeo editado onde o Professor Christian, candidato do NOVO à Vice-presidência, estaria apoiando outro presidenciável nas eleições. Isso é mentira. Uma fake news, prática já conhecida da velha política. Mas mentira, a gente combate com verdade […]”.

Em resumo: a história que diz que Christian Lohbauer, vice do candidato João Amoêdo, falou que Bolsonaro é um candidato viável e pediu votos para ele é falsa. Além da história não fazer o menor sentido, o vídeo foi editado (a parte positiva da fala de Lohbauer era direcionada a Amoêdo). Por fim, a própria equipe de comunicação do candidato João Amoêdo já desmentiu a história. Ou seja, não passa de #boato! Não compartilhe. Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164