Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício #boato

Vídeo mostra chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício #boato

Vídeo mostra chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a chegada do ex-presidente Lula a cidade de São Bernardo do Campo. Imagens mostram multidão empolgada e muitos fogos de artifício. 

A saída do ex-presidente Lula da cadeia repercutiu nas redes sociais e levou manifestantes de diversas capitais às ruas e, claro, geraram muitas notícias falsas na internet. A última que circula online aponta para um vídeo onde o ex-presidente teria sido ovacionado por uma multidão com fogos de artifício durante sua chegada em São Bernardo do Campo.

Na descrição, o texto afirma que as imagens foram registradas durante a chegada do petista “ontem à noite”. Leia o que diz a descrição e assista o vídeo: “Lula Chegando em São Bernardo do Campo. Vídeo da chegada de Lula a São Bernardo do Campo, ontem à noite!”, diz a mensagem. Assista ao vídeo que viralizou por aí.

Vídeo mostra chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício?

Uma porrada de gente saiu compartilhando as imagens por aí. Pena que o ex-presidente Lula não participou do vídeo. Para deixar claro aos desavisados: tudo não passa de boato. Entenda os porquês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O primeiro e mais óbvio motivo está nas características da mensagem. É vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Com base nesse briefing, ficamos desconfiados e fomos buscar mais informações sobre o assunto, mas nada encontramos.

Vale lembrar que a história também segue o roteiro de boatos com imagens e vídeos fora de contexto. Só para citar alguns recentes sobre política, temos a balela sobre a adega de Sérgio Cabral, sobre a presença de Serginho Groisman em um comício do PT e de Lula “expulso de um restaurante”. 

Ao buscar sobre a notícia, descobrimos que a chegada do ex-presidente em São Bernardo do Campo foi bem diferente das imagens apresentadas no vídeo, como mostra essa matéria do G1. Para começar, ele chegou a cidade durante o dia e não a noite. O ex-presidente até foi recebido com jingles e fogos de artificio (mas que não chegam nem perto do foguetório registrado no vídeo). Durante a comemoração, o petista discursou em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos dois detalhes. O primeiro é que o vídeo é da torcida do Fortaleza durante a final da Copa do Nordeste 2019, quando o Fortaleza venceu o Botafogo-PB e conquistou o título inédito na competição. O segundo é que não é a primeira vez que dão o crédito errado. Em um passado recente, o vídeo já foi atribuído à torcida do Flamengo antes de um jogo da Libertadores.

Resumindo: o vídeo que mostra Lula sendo recebido em São Bernardo do Campo com fogos de artifício é falso. Na verdade, o vídeo faz parte do registro da torcida do Fortaleza durante a vitória da Copa do Nordeste. Ou seja, é tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/32o6L2N