Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Caseiro do sítio de Atibaia diz que Lula tem cofre de concreto no local #boato

Caseiro do sítio de Atibaia diz que Lula tem cofre de concreto no local #boato

Boato – Cofre de concreto foi construído durante reforma em sítio de Atibaia, diz caseiro do ex-presidente Lula.

Nós últimos dias, o ex-presidente Lula foi o assunto (junto com febre amarela) que deu o que falar nas redes sociais. Desde a decisão do TRF-4 de manter a condenação e ampliar a pena do petista, o nome do ex-presidente não saiu da boca do povo.

Só no Boatos.org, já apareceram histórias sobre mandado de prisão, carta da Dra. Marise Valéria, do cantor Leonardo e ONU. Agora, uma nova informação sobre o ex-presidente tem movimentado a internet. Uma mensagem que viralizou no WhatsApp dá conta que Lula possui um cofre de concreto no sítio de Atibaia.

De acordo com o texto, o caseiro do sítio de Atibaia, Eleio Pereira Vieira, revelou em depoimento que durante as reformas no sítio foi construído um “imenso cofre de concreto” e que é “muito maior que uma grande piscina”. O texto seria do “repórter do Planalto”, Luiz Solano. Confira a mensagem:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

CASEIRO DO SÍTIO DE ATIBAIA FALA EM GRANDE COFRE DE CONCRETO CONSTRUÍDO DURANTE REFORMA. Elcio falou que cofre é “muito maior que uma grande piscina”. Uma nova bomba está por explodir no colo do ex-presidente Lula. É que o caseiro do sítio de Atibaia, Elcio Pereira Vieira revelou em recente depoimento a Polícia Federal que durante as reformas no sítio que serviram para adequar o imóvel às necessidades do ex-presidente Lula, um imenso cofre de concreto “muito maior que uma grande piscina” foi construído nos fundos do sítio.

Segundo Elcio, um dos construtores explicou que “aquilo ali”, serviria para o ex-presidente guardar seus presentes. O caseiro teria declarado aos agentes da PF que achou estranho um local tão grande e profundo servir só para essa finalidade. O caseiro também falou que o “cofre” é camuflado com grama e farta vegetação. “Achei aquilo parecido com um desses esconderijos que agente vê nos filmes de guerra ou um cofre para guardar dinheiro igual ao do Tio Patinhas”. A Polícia Federal deve autorizar em breve a escavação do lugar. Fonte: Luiz Solano – Repórter do Planalto

Caseiro do sítio de Atibaia diz que Lula tem cofre de concreto no local?

A informação bombástica deixou muita gente impressionada. Porém, o que nem todos sabiam é que a informação é falsa. Isso mesmo! Sem mais delongas, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que desmonta a farsa está na forma como a notícia foi divulgada. Isso porque, ao buscarmos informações sobre o assunto nos principais meios de comunicação, não encontramos nada. Por incrível que pareça, a informação bombástica só chegou em posts do WhatsApp e Facebook.

Pois bem, resolvemos checar se, de fato, o repórter do Planalto Luiz Solano existia e, para a nossa surpresa, ele existe. Mais do que isso, o jornalista possui uma trajetória de longa data no jornalismo.

Paraense, radicado em Brasília, o jornalista escreve em diversos blogs, sites e jornais. Atualmente, é membro da Academia de Letras e Artes do Planalto, do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), do Sindicato dos Jornalistas no Distrito Federal e da Federação Internacional de Jornalistas.

Por sinal, também encontramos a conta do repórter nas redes sociais. Em uma das publicações, ao ser questionado sobre a autoria do texto, Solano foi categórico: “desconheço”.

Resumindo: a história que aponta que o caseiro do sítio de Atibaia disse que Lula tem cofre de concreto no local é falsa, assim como a autoria do texto. Ou seja, tudo não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.