Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Carne bovina está cara por culpa da Friboi, de Lula e do PT #boato

Carne bovina está cara por culpa da Friboi, de Lula e do PT #boato

Carne bovina está cara por culpa da Friboi, de Lula e do PT, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A carne está cara no Brasil porque o PT financiou o monopólio da Friboi (JBS) no mercado nacional. Não há nenhuma relação com o presidente Jair Bolsonaro.

Que a alta dos preços está impactando diretamente a vida dos brasileiros, ninguém pode negar. Também não podemos falar que o tema não entrará na pauta das eleições deste ano. A prova disso está em conteúdos que estão tentando jogar o problema do preço da carne bovina no colo de “Lula e o PT”.

Mensagens que estão circulando na internet apontam que o fato dos altos preços da carne vermelha são ocasionados pelo “monopólio” da JBS (Friboi) no Brasil. Como a empresa se “ergueu” nos governos do PT, a conclusão das mensagens seria de que a culpa do preço da carne bovina estar alto no Brasil não seria de Bolsonaro ou de alguém do atual governo. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Carne vermelha custando R$100,00 o kg, um absurdo. A culpa é do Bolsonaro ou do Lula? Versão 2: Porque a carne está tão cara: PT e a Friboi juntos! Versão 3: Se Você não come Carne e vem culpar o Governo de Bolsonaro, que não tem, nada haver com a História do PT com a FriBoi do Joesley Batista.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 4: No governo Lula, Joesley Bátista dono da Friboi fez acordo com o BNDES e captou milhões e comprou a Seara e outros grandes produtores de carne. Tornou se um monopolio frigorífico. CONSEQUENCIA: SO ELE VENDE CARNE NO BRASIL: PREÇO: R$.99,00 O KILO DE CARNE. LULA AJUDOU. E o PT.

Carne bovina está cara por culpa da Friboi, de Lula e do PT?

A mensagem e a tese não pararam de se espalhar em grupos bolsonaristas. Só que, ao contrário do que é sustentado, não é verdade que a carne está cara por culpa de Lula e do PT e que a “Friboi” é a principal responsável.

Antes de continuar, precisamos fazer algumas ressalvas. É fato que a JBS se agigantou durante dos governos de Lula e Dilma com a ajuda de vultosos empréstimos por meio do BNDES a juros baixíssimos em operações que, inclusive, são alvos de investigações na Justiça.

Também é fato que a JBS é a maior empresa de proteína do mundo, é líder do mercado no país (que tem a segunda colocada da lista, a Marfrig) e já foi alvo de reclamação de concorrentes. Posto isso e feitas as ressalvas, voltamos ao foco da nossa checagem: a carne não está “cara” por causa da Friboi, Lula e o PT.

Há outros fatores que estão influenciando o preço da carne. Não necessariamente todos os fatores são “culpa do governo Bolsonaro”. Artigos como esses da BBC, G1 e Canal Rural explicam os motivos da alta.

Um dos fatores é o dólar alto. Ela, ao mesmo tempo, torna o custo da alimentação dos bovinos (baseadas em soja e milho, duas commodities cotadas em dólar) mais alto e torna o preço da carne brasileira mais atrativo ao mercado internacional. Ou seja: está mais caro para alimentar o gado de corte e também é mais interessante exportar carne.

Sobre o fator exportação, é importante citar que a carne brasileira esteve entre setembro e dezembro sob embargo da China. A ação, que evitava exportações, estava “segurando o preço da carne” (que não estava baixo) até o fim do ano.

Outro fator que faz com que o preço da carne aumente no Brasil é a menor disponibilidade de gado de corte. A seca e o menor volume de fêmeas (que resulta em menor produção de carne) também influenciaram na queda da oferta de carne. E quando menor a oferta, maior o preço. O período de final de ano, onde há uma procura maior por carne (por causa das festas de fim de ano) também influenciaram no preço. Quanto maior a demanda, maior o preço.

Há, ainda, a influência da inflação em geral e de produtos em especial (como os combustíveis) que aumentam os custos e também influenciam nos preços. É claro que a questão econômica tem mais a ver com Bolsonaro do que com Lula (que não está como presidente há mais de 10 anos).

Resumindo: apesar de ser fato que a JBS cresceu e apareceu nos governos do PT, não é verdade que a culpa da carne estar cara seja o fato da Friboi ser líder de mercado. A questão é muito mais profunda e tem mais relação com o governo atual do que com governos anteriores.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso