Ministra Cármen Lúcia é prima de Sepúlveda Pertence, advogado de Lula #boato

Boato – O ex-presidente do STF e novo advogado do ex-presidente Lula, Sepúlveda Pertence é primo da ministra Cármen Lúcia, atual presidente do Supremo.

Não demorou muito para o nome “Sepúlveda Pertence” chegar no mundo da boataria. Pouco mais de três dias depois da notícia de que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) (entre 1995 e 1997) passaria a integrar a equipe de defesa do ex-presidente Lula, o nome do advogado não saiu da boca do povo.

A última que circula online dá conta de que Sepúlveda seria primo da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. No texto, a mensagem aponta que o “novo advogado de Lula é primo de Cármen Lúcia” e que neste cenário a ministra (que já declarou não concordar em reabrir a discussão sobre a execução de sentença após a condenação em segunda instância) “deve se declarar impedida de participar do julgamento” (o que seria algo favorável a Lula). Leia o que diz uma das publicações:

Ministra Cármen Lúcia é prima de Sepúlveda Pertence, advogado do ex-presidente Lula, diz boato
Ministra Cármen Lúcia é prima de Sepúlveda Pertence, advogado do ex-presidente Lula, diz boato

Ministra Cármen Lúcia é prima de Sepúlveda Pertence, advogado de Lula?

É claro que a notícia deixou muita gente preocupada com o destino do processo do ex-presidente. Mas será mesmo que Cármen Lúcia é prima de Sepúlveda Pertence e tudo foi uma manobra para tirar a ministra do processo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Toda hipótese faria sentido e, de fato, Cármen estaria impedida se o parentesco fosse real. O problema é que não se atentaram a um detalhe: a ministra não é prima de Sepúlveda Pertence. Isso mesmo! Em nota, a assessoria de Cármen Lúcia informou que a presidente do Supremo “não é prima de terceiro grau do advogado Sepúlveda Pertence e nem parente distante”. Ou seja, é boato.

Para além disso, vale lembrar que essa não é a primeira vez que a ministra Cármen Lúcia e a condenação do ex-presidente Lula são pauta de boatos na internet. As histórias foram tantas que temos uma lista quentinha aqui.

Com isso, podemos concluir que a história de que a ministra Cármen Lúcia é prima de Sepúlveda Pertence é boato. Ou seja, tudo não passa de mais um desses boatos para esquentar (ou requentar) o mundo político.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99331-6821.

Compartilhe este artigo:

4 comentários em “Ministra Cármen Lúcia é prima de Sepúlveda Pertence, advogado de Lula #boato

  • 02/04/2018 em 22:22
    Permalink

    E o advogado Evandro pertence ? São três pertences no processo um do paciente dois da justiça ?

    Resposta
  • 14/02/2018 em 13:11
    Permalink

    Carmen Lúcia e Sepúlveda Pertence não são ótimos de 3 grau, em hipóteses alguma. Trata se de um absurdo!!! Primo já é 4 ° grau, depois 6°… Não existe, para o Direito, primo em 1°, 2° ou 3° grau.
    Mas independente de qualquer coisa acho que Carmen Lúcia deveria se declarar em suspeita sim, se ela possui uma amizade muito próxima que possa influenciar sua isenção de julgamento. Esse julgamento midiático, parcial, já deveria ter sido anulado desde sua origem, pois moro manifestamente contaminou o processo com atos eivados de nulidades manifestas.

    Resposta
  • 12/02/2018 em 21:12
    Permalink

    Na biografia da Ministra na página do Wikipédia, em que pese não seja esta uma fonte absolutamente segura, diz sim que ela é “parente distante” do ex-ministro José Paulo Sepúlveda Pertence…

    Resposta
  • 09/02/2018 em 15:16
    Permalink

    Acredito que não seja mesmo, até o momento não vi nem ouvi comentário relatando esta história, mas dentro deste rastro, com certeza na sua maioria que esta envolvido, nesta dramaturgia, muitos tem graus de parentesco, sim se não é compadre, é outro tipo de grau de parentesco, alguns que não tem, ou tem rabo preso, ou vivem de favor. Acredito que não é o caso dela…..tanto que houve, nos bastidores, que a ideia é cada um dominar um estado, ficando sempre em comunhão, como na época dos reinados, os amigos do rei recebiam terras para, governar, e estes loteavam colocando outros, que por sua vez são os nossos municípios, e o povão trabalhando para alimentar a maquina montada…..

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)