Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Capa da Folha de S. Paulo destaca que Bolsonaro levou menino sem cadeirinha em carro #boato

Capa da Folha de S. Paulo destaca que Bolsonaro levou menino sem cadeirinha em carro #boato

Capa da Folha de S. Paulo destacou que Bolsonaro levou menino sem cadeirinha em carro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornal Folha de S. Paulo destacou em sua capa a imagem de Bolsonaro com uma criança em um carro junto com a denúncia de que o menino estava sem cadeirinha.

Desde quando assumiu a Presidência da República, Jair Bolsonaro tem vivido batalhas diárias contra veículos de imprensa que ele acusa de serem imparciais. É sobre um deles, a Folha de S. Paulo, que vamos falar hoje. De a acordo com uma suposta capa da edição de domingo, 8 de setembro, o jornal teria acusado Bolsonaro de ter cometido uma infração de trânsito: fazer uma criança ficar sem a cadeirinha.

Tudo começou quando, durante o desfile de 7 de Setembro, Bolsonaro quebrou o protocolo e deixou que o garoto Ivo César Gonzales andasse no veículo em que estava, um Rolls Royce. A ação do presidente fez com que a mídia desse destaque ao momento, que o alguém do G1 fizesse um comentário infeliz e que a tal capa viralizasse. Leia a mensagem e o conteúdo da imagem

Versão 1: Manchete da Folha d São Paulo :” Bolsonaro leva criança no carro sem cadeirinha” kkkkkk Versão 2: Folha de S. Paulo: Bolsonaro leva menino no carro presidencial sem cadeirinha. Especialistas alertam para o perigo.

Capa da Folha de S. Paulo destacou que Bolsonaro levou menino sem cadeirinha em carro?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Muitas pessoas que não nutrem simpatia pela Folha de S.Paulo viralizaram a informação na internet. Mas será mesmo o fato do menino estar sem a cadeirinha virou manchete no jornal? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De fato, transportar crianças fora da cadeirinha é, até que uma nova proposta sobre leis de trânsito seja aprovada, considerada infração gravíssima, passível de multa de R$ 293 e perda de sete pontos na carteira.

Porém, não seria o caso. Primeiro porque a lei se aplica a crianças de até sete anos de idade (o menino tinha nove). Segundo, porque se tratava de um desfile e leis de trânsito (como ficar em pé em um carro) são relegadas.

Essa reflexão diminui as chances da capa ser real. Chances que caem a zero quando buscamos pela capa da Folha do dia 8 de setembro. Ela, de fato, tem uma foto de Bolsonaro. Mas não é com o menino em questão e tampouco as manchetes do dia dizem algo a respeito de cadeirinhas.

A principal manchete do jornal dizia “Infraestrutura planeja tirar 20 anos de atraso com leilões”. Já a foto de Bolsonaro dizia “Bolsonaro brinca de reger banda durante desfile, tendo à esq. Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Moro (Justiça).

Resumindo: a história que aponta que o jornal Folha de S. Paulo condenou Bolsonaro em sua capa por ter transportado o menino Ivo César Gonzales sem cadeirinha no desfile de 7 de Setembro é falsa. A história não tem sentido e a capa que circula online é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.