Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cacique Serere morreu após ter parada cardíaca na prisão #boato

Cacique Serere morreu após ter parada cardíaca na prisão #boato

Cacique Serere morreu após ter parada cardíaca na prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O cacique Serere, preso sob a acusação de incitar atos antidemocráticos, teve uma parada cardíaca e morreu na prisão.

Há cerca de um mês, a prisão do cacique José Acácio Serere Xavante gerou uma série de protestos e atos de vandalismo em Brasília. Agora, uma notícia agitou muitos destes manifestantes que acreditavam (ou ainda acreditam) em uma intervenção militar (algo antidemocrático e ilegal).

De acordo com publicações em redes sociais, o cacique Serere teria tido uma parada cardíaca na prisão e morrido. As mensagens, em texto e vídeo, são acompanhadas de protestos contra o atual governo e acusações. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Morreu o cacique Tsererê Xavante, alguém vai ter problema. Versão 2: Cacique Tsererê Xavante pode estar morto. Guerreiro e gozando de plena saúde foi preso e agora teve um PCR. Suspeita de que pode ter sido envenenado ou espancado deve ser averiguada imediatamente. Onde vamos parar ? Dificuldade dos advogados verem ele alimenta especulação.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Está circulando que o Cacique Tsereré, preso a pedido de Alexandre de Moraes, teve uma parada cardíaca.Cade o ministério dos povos indígenas e as milhares de ONGs que dizem defender os indígenas? Versão 4: SOCORRO DEUS SALVE O BRASIL. O CACIQUE PASTOR TSERERE FOI MORTO INJUSTAMENTE. Morreu índio

Versão 5: Ainda nao esta confirmado, mas acho que é verdade. Morreu o Cacique Serere. Se for mesmo vdd, mostra que só a censura não está sendo suficiente. Um reporter de direita já ficou paraplegico, agora outro que morre em circunstancias muito estranhas.

Cacique Serere morreu após ter parada cardíaca na prisão?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. O que não foi bem apurada foi a informação. Isso porque é falso que o cacique Serere morreu após ter uma parada cardíaca na prisão.

Não é de hoje que histórias do tipo “fulano de tal morreu” circulam na internet. A mais emblemática aponta que o agora presidente Lula teria tido um infarto e morrido. Assim como na informação em questão, a morte do cacique Serere já foi desmentida.

O que ocorreu foi um verdadeiro telefone sem fio em meio a informações desencontradas que surgiram na internet. A informação só foi esclarecida quando duas fontes se manifestaram. Uma delas é do indígena Adylson Muzuywane Waymare. Ele desmentiu que o cacique Serere tenha tido um ataque cardíaco e que havia morrido. Confira o vídeo e leia a transcrição:

Passar aqui pra fazer alguns informe aí em relação ao nosso irmão aí Cacique Sererê né? Que agora no no início da noite aí teve vários comentários em relação a ele né? Que teve teve um infarto envenenado e acabou falecendo né. Eh essa informação ele não é verdadeira, não é uma informação verídica. O cacique Sererê ele sofre de diabete, né? Avançada e ele tem que fazer, né?

Uma dieta de alimentação e também de medicamentos e com tudo isso que ele vem vem vivendo hoje né na prisão há quase trinta dias isso vem afetando muito né é ele né como pessoa e também a saúde então hoje ele passou mal e assim que ele passou mal ele foi atendido e isso gerou tudo isso de estipulação seguir a gente recebeu a informação, a gente procurou, né? As pessoas que nós temos lá em Brasília, que tá em contato com ele direto, os advogados, né? As pessoas que tão lá, eh, no dia a dia lá, acompanhando, né? Toda essa trajetória

E a informação que a gente recebeu, né? Que ele sofreu eh ele passou mal e foi atendido e nesse sentido virou todo esse transtorno. Então o que eu quero dizer aqui pra vocês irmãos brasileiros que eu cacique Sererê eh ele continua lá na na prisão mas ele não não foi a óbito. Essa informação não é verdadeira. E ele continua lá detido

A própria Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIP) da Seap do Distrito Federal também desmentiu, ao site O Antagonista, que o cacique Serere morreu. Em nota, foi dito que ele estava em “perfeitas condições de saúde”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o cacique Serere morreu após ter uma parada cardíaca na prisão. Apesar da informação ter circulado em redes sociais, ela já foi desmentida por fontes ligadas ao indígena e ao sistema prisional.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: