Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bruno Maranhão do MST é preso com avião lotado de armas e drogas #boato

Bruno Maranhão do MST é preso com avião lotado de armas e drogas #boato

Bruno Maranhão, líder do MST e braço direito de Lula foi preso drogas, armas e grana, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento da apreensão do avião de Bruno Maranhão, líder do MST em 2021. Aeronave estava lotada de armas e drogas.

Nem só de boatos “quentinhos e novos” vive o mundo das fake news. A prova disso está nas nossas seções “clássico” (que compila boatos que foram desmentidos há mais de um ano e precisam ser, por assim dizer, revistos) e superclássico (de fakes que clássicos que precisaram ser revistos). A mais nova história a entrar nesse rol aponta para o nome de “Bruno Maranhão”.

De acordo com textos que estão circulando na internet, Bruno Maranhão seria um líder do MST e teria sido pego com armas e drogas. A prova seria um vídeo da suposta apreensão. Leia o texto que circula online em grupos bolsonaristas em 2021:

Confira o desmentido em vídeo:

Bruno Maranhão, um dos líderes fortes do MST, foi preso com um avião carregado de drogas armas e grana. Direitos Humanos e agora?.SE A GLOBO NAO MOSTRA A GENTE DIVULGA E VIRALIZA .

Bruno Maranhão do MST é preso com avião lotado de armas e drogas?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O vídeo, assim como em outras ocasiões, não demorou para se espalhar pelas redes sociais. Porém, a história que aponta para a apreensão em questão é falsa. Mais do que isso, trata-se de uma fake news já desmentida pelo Boatos.org em 2018 e 2020. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos a respeito do assunto. Spoiler: Bruno Maranhão não é do MST e o vídeo nada tem a ver com o Movimento dos Sem-Terra.

O primeiro ponto é em relação ao próprio Bruno Maranhão que, por sinal, não é líder do MST como afirma a mensagem. Na verdade, o militante é fundador do MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), dissidência do MST. A fama do militante iniciou-se, em 2006, quando foi preso por liderar uma ocupação no Congresso Nacional e uma reportagem da Revista Época mostrou sua “mansão”, em Recife. Inclusive, a sua foto em uma casa confortável é justamente dessa reportagem.

O segundo ponto está no vídeo e nas fotos divulgadas. Coincidência ou não, as mesmas imagens já foram protagonistas de outro boato na internet. Em um passado não muito distante, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que drogas e armas foram encontrados em um acampamento do MST, em São Paulo.

Acontece que as imagens não têm a ver com o MST. A primeira delas onde há drogas e armas é de uma operação da Polícia Militar na cidade de Descalvado no dia 7 de março de 2018. Na operação, quatro suspeitos de integrar uma quadrilha de roubo de carros foram presos. Por sinal, nenhum deles é do MST.

O vídeo e a imagem do avião com drogas fazem parte de uma apreensão de quase uma tonelada de maconha em uma operação conjunta da Polícia Federal e Militar de São Paulo no dia 3 de fevereiro de 2018. Como você deve imaginar, a operação não teve nada a ver com o Movimento dos Sem Terra.

Mas, não é só isso: além das imagens não terem ligação com o MST, há outro fato que “limpa a barra” de Bruno Maranhão: ele já está morto. Em 2014, Maranhão morreu por falência múltiplas de órgãos. Ou seja, não existe a possibilidade de que o militante tenha sido preso “há alguns dias”.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o vídeo em questão é referente a um integrante do MST preso com armas e drogas. O vídeo nada tem a ver com Bruno Maranhão assim como ele não tem nada a ver com o MST. Trata-se de uma fake news clássica que já foi desmentida algumas vezes aqui no site.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso